Nunca foi tão fácil fundar uma banda independente, mas com a concorrência de hoje em dia, um nome diferenciado é fundamental.

Aparentemente, um dos ofícios criativos mais fáceis do universo é batizar uma banda indie. Mas não é bem assim. A escolha de um nome que desperte a paixão mais legítima dentre os fãs de música independente e ao mesmo tempo seja capaz de alavancar uma banda ao sucesso é um trabalho científico minucioso – com elevados níveis de aleatoriedade. Num mercado onde as referências de sucesso ostentam nomes como Foster The People, Imagine Dragons, Móveis Coloniais de Acaju e Pedra Letícia, nem precisaríamos mencionar A Banda Mais Bonita Da Cidade pra provar tal teoria.

Mas antes que você se desespere com o dilema da escolha de uma marca pra sua banda indie, preparamos uma lista de sugestões gratuitas de nomes cheios de poder fonético, aliterações e trocadilhos semânticos, para batizar bandas certamente destinadas ao estrelato (ou não, né, porque o estrelato é muito mainstream):

 

Nunca Beijei de Mochila

Nome indicado para uma banda universitária com maturidade escolar e vocal feminino. O tom confessional juvenil do nome permanece nas músicas e cria intimidade com o público.

 

Dezenas de Dúzias

Não satisfeitos com trocadilhos da língua portuguesa, jovens hipsters podem decidir atacar com trocadilhos da matemática. Típica banda que utiliza materiais como bexigas e cartolinas em seus shows.

 

Som Laranja

Sinestesia é a palavra chave. O som é da cor laranja? Ou é uma fruta laranja? Nunca saberemos. Mas o que importa é que este nome cai como uma luva para bandas performáticas experimentais, só deve-se ter muito cuidado na utilização de elementos de pirofagia durante os shows.

 

Marca-passo Orgânico

Perfeito para bandas compostas por pelo menos 4 bateristas/percussionistas, em referência às batidas de um coração. “Que afinal, é o nosso marca-passo orgânico” – dirão nas entrevistas.

 

Rafael Estou Molhada

Nome concebido para uma banda composta exclusivamente por mulheres hiperssexualizadas que se conheceram no Twitter. O tal “Rafael” pode ser um ex-namorado da vocalista com distúrbios eréteis, a quem as músicas sempre se referem (com muito ressentimento) quando querem detratar o gênero masculino.

 

Meyota

Sugestão de nome especialmente elaborada para uma banda composta por DJs de música eletrônica experimental. A missão primordial da banda é alertar esta nova geração sobre os perigos do abuso de substâncias entorpecentes.

 

Rapto do Menino Errado

Nome perfeito para uma banda de “ska progressivo” composta por universitários fanfarrões que acreditam no trocadilho como gênero genuíno do humor. Eddie Murphy não confirmou participação especial em uma das faixas do disco de estreia.

 

Outubro Em Teerã

Apesar do nome a banda não precisa ter qualquer elemento do Oriente Médio em sua composição, apenas caprichar na indumentária hipster (vestidos de renda para a vocalista) e instrumentos pouco usuais como cavaquinho e xilofone.

 

Matinê Ao Por Do Sol

Nome recomendado para uma banda focada no público pré e pós adolescente, para quem gritos vazios de liberdade surtem grande impacto existencial. Só realizar shows em ambientes abertos.

 

The Robot Data

Quem disse que o punk rock está morto? Essa sugestão de nome se aplica perfeitamente para bandas com influência do anarquismo finlandês, miscigenado com ideais disseminados por skinheads londrinos dos anos 80 e cyber-cultura.

 

Estocolmo

Certeza que em algum lugar do mundo já existe uma banda com esse nome. E essa postura.

 

Sonho Lúcido

Tá faltando emocore na lista? Agora não falta mais! Sua banda de jogadores de RPG derivada do grupo de teatro da escola logo irá começar a galgar uma carreira de sucesso fazendo shows em cemitérios e sacrificando virgens inocentes no camarim.

 

Pradaria Gourmet

Sustentabilidade é a palavra de ordem para essa banda. Membros veganos, abstêmios e virgens são a composição ideal. Um assessor para alimentar o Pinterest da banda também é fundamental.

 

Dormiu Sem Me Dar Boa Noite

Nome sugerido para uma eventual banda composta por moças. Pra ser mais específico, três garotas unidas por uma mesma agonia. O que poderia ser apenas manifestação de carência nas redes sociais se transforma em música. Música que nem Clarice Falcão vai aguentar ouvir.

 

Pérola Moreninha

Debates sobre questões étnicas e raciais são sempre bem vindos, ainda mais na forma descontraída e pulsante de uma banda de indie rock. Uma lástima que todos os integrantes sejam caucasianos.

 

Períneo

Nome ideal para uma banda formada por jovens do interior militantes de novos formatos de sexualidade que não envolvem o sexo propriamente dito.

 

Podia Ser Pior

Nome perfeito para uma banda irreverente de maracatu-folk composta por jovens arquitetos da Barra da Tijuca frustrados com o mercado de trabalho.

 

Charlie Brown Sênior

Os hipsters vão receber com entusiasmo o trocadilho antitético. Os fãs, órfãos de Chorão, vão se apegar por mera nostalgia.

 

Ministério das Calças Saruel

Mais do que uma banda (de gosto duvidoso), um manifesto, um estilo, um espírito (de gosto duvidoso). Impossível não fazer sucesso.

 

Depois de Antes

Adequado para bandas sem estilo muito definido que podem emplacar uma música nas paradas de sucesso se souberem chupar agradar as pessoas certas.

 

Paper Umbrella

Ideal para bandas compostas por rapazes depilados, de preferência com experiência em concursos da Revista Capricho. O nome remete à delicadeza dos sentimentos dos rapazes.

 

Minerva

Os jovens do país precisam de uma banda que saiba caprichar no figurino. Esta é a missão dos rapazes da Minerva. Até se envolverem com drogas.

 

Cefaleia Orgásmica

Mais do que uma banda, um grupo. De street dance. Vinte componentes e um coreógrafo.

 

Não Soube O Que Dizer No Velório

Os integrantes, de diferentes etnias e faixas etárias, deverão se apresentar vestidos a rigor, apesar do tom debochado e descontraído das músicas. Mamonas Assassinas é a principal referência, mas você nunca vai ouvir alguém ligado à banda admitindo.

 

Esbulho Possessório

O hardcore nunca vai acabar enquanto restarem esforços como e desta banda eventual. Não esquecer das letras recheadas de protestos contra a burocracia e os altos impostos do país.

 

Pimba

Três músicos brancos de classe média dando suporte para brilhar a estrela de Jambo, vocalista suburbano que rouba a cena com sua presença de palco. Falta um nome pra banda? Pimba!