A gente já deixou registrado aqui no blog algumas dicas preciosas de uma das mentes brilhantes da Pixar para criar uma boa história e mais uma vez voltamos ao assunto, dando uma luz para criativos que sofrem do famoso “branco” em seus hiatos existenciais.

A lista abaixo, elaborada pelo famoso diretor de criação inglês Adrian Holmes e publicada no excelente Update Or Die!, lista “5 retro-engenharias de criação pra você desempacar” e escrever um roteiro de trás pra frente.

São cinco esqueletos pra você ter em mente quando precisar superar o bloqueio criativo e elaborar uma estrutura narrativa – especialmente quando o prazo é apertado.

1. BOLA DE NEVE

Um fato vai ficando maior, maior e maior. Até chegar no absurdo.

Exemplo: pais obcecados da Nokia

2. COLISÃO FRONTAL

Dois universos opostos colidindo. Tipo Nerds vs gostosas.

Exemplo: filósofos jogando futebol

3. SALTO LATERAL

Usar outro universo para ilustrar uma situação. A analogia. Você usa alguma coisa que todo mundo conhece e diz: sou assim também.

Exemplo: qualquer anúncio no Ads of The World ou na Archive

4. INVERSÃO

Alguém fazendo algo que jamais faria.

Exemplo: criança pedindo brócolis

5. TWIST

Uma puxada de tapete. O esqueleto mais usado e mais poderoso. Gaste 90% do tempo fazendo seu consumidor a achar que é vai dar uma coisa, mas no final é outra.

Exemplo: este anúncio da Folha é um clássico do gênero

Com algum treino você vai conseguir identificar as estruturas de propagandas, filmes e outras histórias que assistir por aí…

Pode não ser nenhuma fórmula mágica para escrever sagas épicas mas é um excelente ponto de partida para quando as ideias não estiverem fluindo.

– – –

Update Or Die, motherfucker!


 

4 comentários