Apesar de alguns de seus maiores representantes serem (no mínimo) polêmicos, vez ou outra o YouTube apresenta um novo canal brasileiro digno de nota – e otimismo.

Após anos de esquetes de humor semanais, os canais Porta dos Fundos e Parafernalha pareciam já ter dado o que tinham que dar (dizem que quando sai a paródia gospel já dá pra pensar em parar), mas ao que tudo indica o pessoal não pretende largar o tacho tão cedo…

Contudo, o formato explorado à exaustão apresenta ares renovados na tela do canal Embrulha pra Viagem, no ar desde o final de 2016, mas que vim a descobrir recentemente graças a uma obra-prima: a paródia “A Noviça Rebelde”, que explica a crise atual do governo Temer da perspectiva de Marcela Temer.

Afinal de contas, nada melhor do que um musical infantil bem didático para tentar explicar os escândalos da política nacional. Confira:

 

Ao me deparar com uma produção petralha humorística de tanta qualidade técnica, corri para assistir aos demais vídeos do canal e descobrir mais informações sobre seus autores.

Trata-se realmente de uma iniciativa ambiciosa e bem-planejada dos atores Marcelo Laham, Maurício de Barros e Willians Mezzacapa, que além de estarem em cena com outros artistas convidados, assinam os roteiros e se revezam na direção de cada episódio.

Unidos pela empreitada na internet, os três atores também têm em comum o fato de terem bastante experiência no teatro, mas suas participações na televisão se limitarem a comerciais, papeis pequenos e figuração.

Inclusive trataram de produzir um musical com este inusitado tema, terceiro colocado entre os vídeos mais assistidos do canal:

 

Ainda decidido a explorar outros grandes sucessos do canal, encontrei certa semelhança entre “Bom dia”, o segundo vídeo mais assistido do canal, e o humor nonsense do Monty Python – grupo britânico de referência obrigatória em qualquer resenha de esquetes de comédia.

Quase um Black Mirror:

 

“Waze”, o vídeo mais assistido do canal, me fez lembrar de outro medalhão do humor: Os Trapalhões – os antigos, claro! Contudo, a referência mais direta do vídeo é este esquete não muito recente do College Humor.

E ainda rola um product placement discreto. Confira:

 

Particularmente, meus dois vídeos preferidos são mais recentes, porém igualmente imperdíveis.

“É mentiiira!” traz um duelo de puxadores de quadrilha  que reflete muito bem esses tempos de polarização política, enquanto “Wagner Moura” mostra como se faz uma participação especial inesquecível:

 

CLIQUE AQUI para assistir aos outros vídeos do “Embrulha Pra Viagem” e se inscrever no canal!

 

Quem curte esse tipo de novidade no YouTube não pode perder também nossa indicação do canal Humores Urbanos!