O advento dos smartphones inaugurou uma nova modalidade de games: jogos que podem ser sacados rapidamente do bolso para entreter em curtos intervalos cotidianos – da fila do banco até momentos fisiológicos íntimos.

Contudo, o grande problema deste segmento do entretenimento mobile é que a grande maioria dos jogos enjoam muito rápido. Como resultado, um grande fluxo de jogos baixados e apagados no meu celular, dentre os quais trago alguns dos mais interessantes e menos enjoativos (que ainda tenho instalados) para você experimentar!

Nenhum dos jogos desta lista envolve frutas.

 

Formado principalmente por jogos rápidos, relaxantes, desses pra matar o tempo ou fazer uma higiene mental antes de dormir, confira abaixo o meu TOP 10 melhores jogos para baixar grátis no Android*:

* Quase todos os jogos hoje em dia possuem compras dentro do aplicativo, portanto, conforme-se. É perfeitamente possível se divertir sem gastar um centavo!

 

1. Polyforge

Formas geométricas, cores e sons (teoricamente) relaxantes, somam-se a uma jogabilidade extremamente simples para fazerem deste o jogo mais indicado para quem só quer um passatempo um pouco mais elaborado do que respirar ou contar ovelhas pulando a cerca.

Gastaçômetro:

 


 

2. Peggle Blast

Ao contrário do anterior, neste jogo o excesso de barulhos, cores, animações e elementos em geral, acabam irritando em certo ponto, mas esta mistura pinball gay infantil desafia sua pontaria e capacidade estratégica, além da sua paciência.

Dos mesmos produtores de Plants Vs Zombies, o pocket game que provavelmente mais devo ter jogado na vida:

Gastaçômetro:

 


 

3. Hungry Shark Evolution

Se você acha que está faltando agressividade e sangue nas opções até agora apresentadas, encarne um tubarão faminto num mar de loucuras. Quando descobri o jogo devo ter ficado uns dois meses ininterruptos embaixo d’água. Hoje em dia só pra relaxar esquartejando seres humanos de vez em quando.

Gastaçômetro:

 


 

4. Hill Climb Racing 2

Atualmente o game que eu mais jogo, quase conseguindo alcançar o máximo de upgrades no possante. Deriva de outro bom joguinho, com um visual aprimorado e a inédita (pelo menos pra mim) versão multiplayer QUASE online – pra calar quem diz que “jogo online não tem pause”. Esse tem.

Não me pergunte como.

Gastaçômetro:

 


 

5. Ski Safari 2

Neste outro jogo com excessos de estímulos visuais e sonoros, você encarna um esquiador / snowboarder fugindo de uma avalanche ladeira abaixo e conta com a ajuda da fauna inteligente e trenós motorizados públicos da região.

Como diz a sabedoria popular: pra baixo todo santo ajuda.

Gastaçômetro:

 


 

6. Sonic Dash

No mesmíssimo estilo de outros títulos que cheguei a jogar por um bom tempo, como Temple Run, Subway Surfers, Minions Rush, e até o minimalista Tunnel Rush, aqui temos pelo menos uma autoridade em games de corrida como mascote. O sucesso mobile do porco-espinho da Sega rendeu até uma continuação, Sonic Boom.

Entretanto, se você é irremediavelmente nostálgico (ou, em português, “velho”), pra jogar a versão clássica do Mega Drive é só baixar um emulador desembolsar 11,47 golpes.

Gastaçômetro:

 


 

7. Zombie Tsunami

Outro joguinho de corrida. Em que você controla um tsunami de zumbis.

É isso.

Gastaçômetro:

 


 

8. Horizon Chase

Muito antes do termo contemporâneo “TOP” virar modinha, eu já era viciado em Top Gear. E essa adaptação livre é bem legal!

Gastaçômetro:

 


 

9. Army Of Darkness Defense

Joguinho estilo Tower Defense inspirado no filme Army Of Darkness (“Uma Noite Alucinante 3”), se 1992. Se liga no trailer:

 

De longe um dos meus favoritos, tanto que depois de zerar oito vezes, agora viciei na cópia descarada Samurai Vs Zombies Defense 2 – igualmente recomendado.

Gastaçômetro:

 


 

10. Fallout Shelter

Agora, se a sua vibe é mais de administrar coisas como num bom e velho Sim City, a melhor experiência que tive com jogos do tipo foi bancando o administrador de uma válvula pós-nuclear:

 

A versão mobile grátis, que faz parte da campanha de divulgação do game Fallout 4, fez tanto sucesso que motivou até uma série de animações sacaneando a lógica absurda de alguns aspectos do jogo:

Gastaçômetro:

 


 

Menções Honrosas:

Não entraram na lista, mas também tenho instalado: 2048 6×6, Connect The Dots, Rolling BallsFlip Diving, Angry Birds Star WarsElifoot 2016 e Pokémon Go (in memoriam).

Infelizmente, o melhor jogo do universo, apreciado inclusive por presidentes americanos, não rola tão bem no celular

 

Faltou algum jogo gratuito nessa lista? Deixe aí sua opinião nos comentários!