Netflix acaba de anunciar uma novidade muito aguardada desde os primeiros rumores: conteúdos interativos, isto é, séries e filmes que permitem que o espectador escolha o rumo da história e o destino dos personagens. Quase um meio termo entre ficção e jogo – limbo frequentado pelo RPG (Role Playing Game).

O primeiro título com este recurso é o infantil Gato de Botas – Preso num conto épico, e em julho serão lançados outros dois filmes infantis interativos.

 

Você Decide

Quem nasceu antes dos anos 90 talvez já esteja bem acostumado com a ficção interativa: o programa Você Decide foi exibido pela Globo entre 1992 e 2000, trazendo em cada episódio um caso polêmico com duas ou três alternativas para que o público escolhesse o final mais adequado através de votações por telefone.

 

Enrola e Desenrola

O primeiro conteúdo interativo que conheci, contudo, foi a série Enrola e Desenrola, da editora Ediouro, que vendeu mais de 250 milhões de cópias entre 1979 e 1998.

 

Dividida em duas coleções, Escolha a Sua Aventura e E Agora Você Decide, as histórias de aventura e mistério traziam dilemas e decisões a serem tomadas pelo leitor, com a indicação do número da página correspondente para avançar na história conforme suas escolhas:

 

CLIQUE AQUI se você adora jogos interativos!

CLIQUE AQUI se você prefere mais uma boa putaria!

E CLIQUE AQUI se você nem sabe como veio parar sesse site estranho!