Enquanto os pólos do debate político brasileiro divergem meteorologicamente sobre o famigerado “clima de Copa”, o TRETA aposta na união nacional em torno de um objetivo comum: faltar ao trabalho encher a cara torcer pelo Brasil.

Independente da sua ideologia, e grau de aprovação da seleção do Tite, estamos às vésperas de mais uma Copa do Mundo, e não é só o Brasil que vai fazer uma “pausa” para acompanhar os jogos, e deixar a emoção do futebol falar mais alto – sem falar nos milhões de torcedores que vão estar bem atentos a todos os detalhes da Copa do Mundo 2018 para fazer suas apostas esportivas e tentar ganhar bons prêmios.

Para entrar no clima, veja em seguida 10 fatos curiosos sobre os mundiais de futebol:

1. A Copa de 2018 será a vigésima primeira a ser disputada, desde a primeira que aconteceu no Uruguai, em 1930. Será a primeira copa a acontecer na Rússia.

2. Dois países participarão pela primeira vez na competição: o Panamá e a Islândia. A última nação fazendo sua estreia tinha sido a Eslováquia, em 2010. Tem muita expectativa sobre a performance da Islândia, depois de seu excelente resultado na Eurocopa de 2016.

3. Desde 1986 que o país campeão termina no primeiro lugar em seu grupo, na primeira fase da Copa. Antes, em 1982, a campeã Itália havia conseguido três empates em seu grupo e se classificado na segunda posição. Curiosamente, Portugal venceu a Eurocopa de 2016 também sem ser vencedor de seu grupo.

4. Falando em Portugal, teve três países que conseguiram vencer consecutivamente a Eurocopa e a Copa do Mundo. A Alemanha Ocidental (Euro 72 e Copa 74), a França (Copa 98 e Euro 2000) e a Espanha, que conseguiu a proeza extra de vencer em tripla (Euro 08, Copa 10 e Euro 12).

5. Todas as Copas foram vencidas por países da Europa ou América do Sul. Os europeus têm 11 vitórias contra ”nossas” 9.

 

6. Essa aí talvez você não tenha pensado: o Brasil venceu em 25%, ou um quarto, das competições. Cinco em vinte, certo?

7. Nenhum outro país, além do Brasil, participou em todas as edições da Copa do Mundo. Ninguém quer nem sonhar que a canarinha poderia falhar a qualificação. Mas, se isso acontecer, é possível que as memórias do Maracanaço e do Mineiraço sejam completamente esquecidas, pois isso seria realmente terrível.

8. Apenas em quatro ocasiões um país venceu todos seus jogos numa Copa. Foram os casos do Uruguai (4 partidas, 1930), Itália (também 4 partidas, 1938) e o escrete (6 partidas em 1966 e 7 partidas em 2002).

9. Desde a vitória do Brasil em 1962 que nenhum time consegue duas vitórias consecutivas. É a vez da Alemanha tentar isso, mas os germânicos devem tomar muita atenção na curiosidade seguinte.

10. Os dois últimos campeões reinantes foram eliminados na fase de grupos. Que ducha de água fria, hein? Foi o caso da Itália em 2010 e da Espanha em 2014. O mesmo tinha acontecido à França em 2002.