7 gatilhos mentais para melhorar as vendas no e-commerce


Hoje em dia, é fundamental atualizar-se sobre diversas estratégias de marketing digital para alavancar seus negócios, como parcerias, urgência, prova social… Todo mundo que tem um e-commerce deve saber a importância que alguns elementos têm para aumentar suas vendas.

É o caso dos gatilhos mentais, você já ouviu falar deles? Os gatilhos mentais são perfeitos para despertar a atenção dos consumidores e servem como ótimos incentivos para que eles efetuem a compra em sua loja virtual!

Ao saber utilizar bem os gatilhos mentais, suas vendas tendem a crescer e, consequentemente, suas metas e objetivos serão mais facilmente alcançados.

Sendo assim, aproveite agora mesmo os 7 gatilhos mentais que selecionamos aqui para você tornar-se mais persuasivo e garantir suas vendas!

Acompanhe:

1. Urgência

Os gatilhos mentais de urgência são muito utilizados por grandes empresas focadas em resultados.

Este tipo de gatilho mental está atrelado ao tempo e sua intenção é despertar a sensação de urgência em seus clientes. A sensação de urgência é despertada quando você emprega frases em suas ofertas como “Válida até x data” ou “Tempo limitado!”.

Ao se deparar com este tipo de frase em suas ofertas, os consumidores ficam com receio de que a oferta acabe e depois eles não possam mais comprar ou não consigam comprar com o mesmo preço e mesmos benefícios.

Assim, é muito mais fácil que eles sintam necessidade em ter determinado produto, tomem uma atitude e comprem naquele exato momento!

Dessa forma, acreditam que não perderão a oportunidade e você conseguirá vender os produtos rapidamente!

 


 

2. Escassez

É muito comum a utilização do gatilho mental de escassez combinado com o gatilho mental de urgência. Os dois são bastante potentes, tanto juntos quanto separados! Assim como o gatilho de urgência, o gatilho de escassez também introduz uma sensação de necessidade máxima nos consumidores.

A ideia por trás deste tipo de gatilho mental é que o consumidor pense que os produtos estão acabando e que ele precisa garantir a compra antes que acabem.

Veja abaixo três tipos de gatilhos mentais de escassez:

  • Tempo: O gatilho mental de escassez de tempo faz com que o cliente queira resolver sua necessidade rapidamente, devido ao fato da oferta estar acabando.
  • Lote: Já o gatilho mental de escassez de lote é despertado quando você usa frases como “Últimos produtos”, desta forma, a urgência em comprar está relacionada com o medo de não encontrar mais o produto ou não encontrá-lo com a mesma oferta.
  • Bônus: Este tipo de gatilho mental deve ser utilizado quando há uma promoção específica, assim, ao perceber os benefícios disponíveis, o cliente deseja aproveitar o bônus e efetua a compra o mais rápido possível.

 


 

3. Autoridade

O gatilho mental de autoridade é despertado quando a empresa se coloca numa posição de especialista em determinada área ou nicho.

Assim, quando o cliente se depara com frases e slogans que demonstram a autoridade de sua empresa, ele fica tentado a comprar com quem tem as soluções para os problemas dele, no caso, esta pessoa é você!

Para que o consumidor sinta que sua empresa é a especialista na área em que ele está procurando comprar produtos, procure vincular elementos visuais e verbais que comprovem a reputação e influência de seu e-commerce Brasil em determinado segmento.

Dessa forma, com certeza será possível atingir os resultados almejados!

 


 

4. Prova Social

Quando uma pessoa está interessada em comprar produtos, é muito comum que ela procure produtos com alta demanda.
Ao perceber que muitas pessoas estão comprando em determinada loja, e-commerce ou marca, elas sentem que o produto é de qualidade. Sendo assim, é muito mais fácil tomarem a decisão necessária para a compra.

Então, aproveitando-se deste conhecimento, é possível utilizar o gatilho mental de prova social. Ele consiste em expor números ou opiniões de pessoas que compram em sua loja ou que compraram determinado produto e sentiram-se satisfeitos.

Assim, os clientes sentirão que deverão comprar em seu e-commerce para não ficarem de fora de algo vantajoso para eles!

 


 

5. Novidade

Os gatilhos mentais de novidade são aqueles associados ao desejo do consumidor em ter as últimas versões dos produtos.

Este desejo é despertado quando o cliente percebe um novo produto e fica curioso para saber como será tê-lo e utilizá-lo.

Para conseguir despertar este desejo e fazer com que o cliente escolha comprar em seu e-commerce, basta acrescentar as palavras “novos” e “novidades” nos produtos. Criar uma sessão só com as novidades na loja virtual, também pode ajudar. E também, é possível enviar e-mail marketing e utilizar publicações em redes sociais para que os consumidores tenham acesso aos novos produtos de seu e-commerce.

 


 

6. Reciprocidade

Um dos gatilhos mentais mais importantes que devem ser utilizados são os de reciprocidade.

Eles funcionam através do contato com o cliente fazendo com que ele se sinta especial. E como fazer isso? Demonstrando para ele que sua empresa quer ajudá-lo a solucionar os problemas dele.

Por exemplo, é possível enviar um e-mail marketing com sugestões de produtos relacionadas às últimas compras do consumidor. Outra forma de utilizar o gatilho mental de reciprocidade é agradando o cliente com cupons de desconto e promoções exclusivas.

Quando o seu cliente se sente especial e valorizado pela sua empresa, ele tende a ficar grato e retribuir comprando os produtos de sua loja. Então, vale muito a pena contar com esta estratégia tão eficaz!

 


 

7. Por quê

Todo mundo que vive em sociedade tem o costume de se questionar sobre o porquê das coisas. E no universo das compras online não é diferente!

É muito comum que o consumidor queira saber o porquê ou, por qual motivo, deve comprar determinado produto. Assim como, ele se questiona sobre por quais motivos deve escolher comprar na sua loja virtual e não em outra.

Sendo assim, é fundamental deixar explícito para os clientes quais são as vantagens e benefícios que seus produtos e sua loja virtual pode oferecer para eles. Dessa forma, o consumidor será fidelizado e a chance da reputação e vendas de seu e-commerce crescer é bem mais garantida!