A origem da expressão “Desconto da China”


Todo mundo já ouviu a expressão “desconto da China” ou “negócio da China” e geralmente sabe que isto significa alguma pechincha lucrativa. A ideia de que o país mais populoso do mundo seja sinônimo de um bom negócio remete aos tempos das grandes navegações, quando os consumidores europeus aguardavam ávidos pelas especiarias e artefatos místicos trazidos das “Índias Orientais”, e continua cada vez mais atual, sendo utilizada para denotar alguma vantagem numa transação comercial.

Se outrora nossos antepassados encantavam-se com seda, pimenta e condimentos, e em outros momentos históricos o mundo sequer sabia o que se passava por detrás das muralhas comunistas, hoje a China se destaca pela grande produção, a custos mais baixos que os concorrentes internacionais, de todo o tipo de artigo industrializado, especialmente os eletrônicos.

Pra ser menos leviano, cabe dizer que o mundo inteiro voltou suas atenções para o gigante da Ásia há algum tempo, ciente do potencial da nação chinesa por todos os aspectos históricos, geográficos, políticos, econômicos e sociais que lhe correspondem. É como se houvesse uma grande expectativa para que a China tome o posto atualmente ocupado pelos Estados Unidos (e que no passado foi da Europa) de grande nação influenciadora dos rumos da civilização.

E não dá pra dizer que o país da Grande Muralha não faz por merecer as atenções do planeta. Veja algumas curiosidades inusitadas sobre a China:

  • Um em cada cinco habitantes do planeta vive na China, ou seja, um quinto da população mundial. Isto significa duas vezes mais que a Europa inteira, ou exatamente 1,2 bilhões de pessoas, conforme o último censo.
     
  • Dentro da China existem várias nações e minorias (mongóis, turcos, cazaques, tibetanos, etc). São cerca de 55 grupos diferentes, ou seja, 60 milhões de chineses não são tão chineses assim (mais do que uma França ou duas Argentinas).
     
  • O número de internautas na China já superou os Estados Unidos, com 220 milhões de usuários. O total do número de telefones celulares por lá chega a 432 milhões.
     
  • As restrições impostas em tempos de ditadura e recessão deram origem ao vasto e estranho repertório da gastronomia chinesa, que inclui ervas, cobras, ratos, morcegos, insetos e outros bichos estranhos, que também são aproveitados para cura na milenar medicina chinesa. Lagartos ressecados por exemplo, são bons para tosse comprida, pedra nos rins e até mesmo impotência.
     
  • E uma boa notícia para o Batman: na China o morcego é um símbolo de felicidade, já que seu nome, FU, é homófono do termo FU que significa riqueza. Cinco morcegos juntos, então, são o máximo, pois representam: longevidade, saúde, fortuna, amor à virtude e morte natural.

Mesmo do outro lado do oceano, os brasileiros também podem – e tiram – proveito dessa onda de prosperidade chinesa, consumindo diariamente algumas toneladas de produtos que vêm direto das embarcações oriundas do dragão asiático.

CLIQUE!

E uma das formas mais interessantes que eu já vi de se obter a maior vantagem possível de um negócio é o site Desconto da China, uma importadora de produtos eletrônicos através da logística drop shipping, que garante os melhores preços do mercado.

Pra vocês terem uma noção, a promoção mais quente do momento é a de um Tablet 7" Android 2.2 por R$ 169,99 com frete grátis em até 18x em qualquer cartão!

Acesse o site para ver as outras ofertas do catálogo e obter mais informações sobre como se dar bem e gastar pouco: www.descontodachina.net