A Liga dos Campeões desta temporada lançou alguns encontros de craque, e agora chegamos à fase semifinal, estamos reduzidos aos quatro clubes finais. Curiosamente, temos dois times ingleses e dois espanhóis representando: Liverpool e Manchester City, da Premier League, com Real Madrid e Villarreal, do La Liga.
A perspectiva de um encontro entre todos os espanhóis é tentadora, e embora o Villarreal possa não ser muito apreciado quando se trata de apostas online, pensamos em pesquisar nos arquivos as três últimas vezes que a competição da primeira copa da Europa contou com um alinhamento de todos os espanhóis.
2016: Real Madrid 1 x 1 Atlético Madrid (5 x 3p)
Em uma repetição da final de 2014, a peça central de 2016 foi realizada no San Siro, em Milão. O real dominou as primeiras etapas e foi recompensado aos 15 minutos, quando Sergio Ramos trocou a bola em casa, a partir do flickon de Gareth Bale. As provas em vídeo mostraram que o zagueiro estava fora de jogo, mas o gol ainda estava de pé.
O Atléti voou para fora das armadilhas após o intervalo, e recebeu um pênalti quando Pepe fez falta para Fernando Torres na área – Antoine Griezmann subiu mas seu chute de pênalti passou por cima da trave. No entanto, finalmente empataram nível a 10 minutos do tempo, com o substituto Yannick Carrasco marcando de perto.
E o placar permaneceu nivelado após 90 minutos, e o tempo extra, significando que o resultado seria decidido nos pênaltis. Ambas as equipes estavam empatadas após três tentativas, mas quando Juanfran falhou para o Atléti, o Real conseguiu garantir a glória – e Cristiano Ronaldo se adiantou para conquistar o 11º título.
2014: Real Madrid 1 x 1 Atlético Madrid (4 x 1set)
O Estádio da Luz em Lisboa foi o palco da final de 2014 e há aqui um pouco de um tema recorrente. O Atlético foi o time a seguir, após uma partida de tênis de cabeça – um escanteio dirigido de volta para o gol por Juanfran, encontrou então a cabeça de Diego Godín que passou a bola por cima de Iker Casillas.
No segundo tempo, o Real estava constantemente procurando um empate, e o deixaram tarde – no terceiro minuto da parada, tantas vezes o vilão, Ramos se tornou um herói. Sua cabeçada do canto do Luka Modrić mandou o jogo para o tempo extra. E o Real foi para cima nos 30 minutos adicionais, marcando três gols para uma verdadeira aniquilação sobre seus amargos rivais da cidade.
Bale os colocou na frente aos 110 minutos, quando ele capitalizou em um bloco do goleiro Thibaut Courtois, e dois gols nos dois minutos finais mataram o jogo. Primeiro Marcelo entrou com um chute de pé esquerdo de dentro da área, antes de Ronaldo acrescentar o quarto da cobrança de pênalti, depois de ter sido enganado por Gabi. Ainda mais tarde, o técnico do Atlético Diego Simeone foi expulso, depois de entrar em campo após um incidente com o zagueiro central do Real Raphaël Varane.
2000: Real Madrid 3 x 0 Valencia
A final de 2000 foi realizada no local escolhido neste ano – o Stade de France em Paris – e marcou a primeira vez na competição européia que dois clubes do mesmo país disputaram a final. 80.000 torcedores lotaram o estádio, no qual o Real – frequentemente favorito com o Betfair – ganhou seu oitavo título europeu.
Fernando Morientes abriu o placar com uma cabeçada pouco antes do intervalo, e Steve McManaman dobrou sua vantagem no meio do segundo tempo. Não só foi um voleio espetacular, mas ‘Macca’ estava no caminho certo para se tornar o primeiro inglês a vencer a competição com um clube não inglês. Raúl terminou o jogo a 15 minutos do tempo, quando ele arredondou para Santiago Cañizares no gol de Valencia.