Felipinho
  •  
  •  
  •  
  •  

Não quero ser modesto a ponto de dizer que eu não esperava algum barulho em reação ao lançamento do Super Trunfo Blogs. Seria até uma sandice ter todo aquele trabalho só pra bater uma partidinha de carteado nerd com os amigos. Só que a reação da blogosfera foi tão imediata e tão infinitamente mais positiva do que estávamos imaginando que podemos dizer que o dia de ontem vai ficar marcado na história intitucional do TRETA.

Antes, porém, de continuar a ponderar sobre a repercussão do baralho e algumas reações inusitadas que ele causou, fica o aviso de que está no ar a versão 2.0 do S.T.B. (siglas estão para preguiçosos como a polêmica está para o sucesso), com algumas correções de notas que ponderamos após o parto, algumas lacunas de informação completadas (com a ajuda de internautas e dos próprios blogueiros) e mais 20 novas cartas adicionadas, totalizando no total uma centena de 100 blogs listados na lista. Sim, nós adoramos pleonasmos.

Esperamos, com a versão atualizada, corrigir algumas pequenas e grandes injustiças que cometemos, especialmente o sacrilégio de deixar de fora alguns dos pioneiros – cada um a seu jeito – da blogosfera, como o Eu Hein!, o Blog do Tas, a Bruna Surfistinha e o blog oficial do Google Brasil.

Infelizmente, nem com atualizações diárias seria possível dar conta de abordar toda a blogosfera. Alguns excelentes blogs, inclusive que sequer conhecíamos – ou sequer conhecemos – ficarão de fora da peleja. Até porque eu não aguento mais ver o arquivo matriz das cartinhas na minha frente (duas noites viradas, tá pensando o quê?).

Pedimos infinitas desculpas àqueles que, por algum motivo, ficaram chateados de alguma forma com alguma nota ou com a simples ausência do seu blog. Tentem levar na esportiva, reflitam calmamente sobre a crítica e entendam que nem no maior de nossos delírios psicodélicos à base de substâncias entorpecentes nós poderíamos ter a pretensão de dar a última palavra sobre qualquer coisa na blogosfera.

Fomos subjetivos em diversos aspectos, e talvez seja justamente essa a graça da brincadeira. Porém, entendemos que mais importante do que deixar um ídolo ou um amigo decepcionado com a avaliação do TRETA em algum quesito é conferir a mais autêntica sinceridade às notas na hora de medir habilidades blogueiras. Até porque a gente perde o amigo, mas não perde a piada.

O feedback do S.T.B. foi quase que instantâneo: já havíamos criado um clima de expectativa com um teaser e teve até gente sem dormir me xingando no box de comentários devido ao atraso no lançamento da novidade (que foi ao ar às 5h da amanhã). Publicada a bomba, logo no turno matutino eu já havia recebido mais de 50 e-mails, e outros tantos de comentários, remetidos por gente do calibre de um Kibe, um Judão, um Ueba ou um Interney. Mais tarde, observamos a repercussão tomar força nas páginas dos blogs representados no baralho. E aí vieram reflexões e opiniões que nos fizeram balançar.

Fiquei particularmente emocionado de ter obtido a atenção de tantos figurões da blogosfera. Ser linkado de uma vez só por blogs com estatísticas das mais bombadas é bom para o moral. Mas não fica só nisso. Opiniões como a do Sedentário, da Rosana e do Cardoso são palavras que nos colocam pra pensar, e remuneram este blogueiro que vos tecla de um jeito que o Adsense nunca será capaz de fazer.

E o maravilhoso universo colaborativo da web 2.0 dá as caras: além do genial Gilberto Knutzz ter cedido seu poderoso servidor para hospedarmos o arquivo .DOC e .PDF com todas as cartas para download direto, o astuto Pablo Dias criou em tempo recorde um fabuloso gerador de cartas do Super Trunfo Blogs para que os blogueiros excluídos da seleção oficial possam criar online suas próprias cartas do jogo.

Estamos abertos a todo tipo de colaboração. O próprio Pablo me disse que estaria disposto a aprimorar o sisteminha para fazermos um gerador oficial. Quem estiver guardando uma boa idéia aí, não se faça de rogado e entre em contato para que possamos juntos tocar o projeto.

Desculpem pelo texto gigantesco. É a euforia e afobação que tomou conta do TRETA diante dos últimos acontecimentos. Em apenas um dia, descobrimos que, acima de tudo, o melhor da blogosfera é o blogueiro.

Paz do Senhor.


  •  
  •  
  •  
  •