Febre do momento (se estivéssemos nos anos 80 poderia-se falar em “coqueluche”), a série La Casa de Papel, da Netflix, fez a Sandy esperar arrebatou o público brasileiro com a história de um grupo de desajustados, desenganados pela vida e inspirados pelo plano mirabolante de um professor (Bruno Mazzeo) para invadir a Casa da Moeda espanhola e fabricar o produto do próprio assalto: centenas de milhões de euros.

A despeito da discussão sobre a qualidade da série e a desproporção da histeria do público, um dos maiores legados de Berlim, Oslo, Helsinque, Moscou, Denver, Tóquio, Rio e Nairóbi, é sem dúvida, youtubers invadindo agências bancárias de macacão vermelho e máscara de Dalí a proliferação de remixes e versões do hit “Bella Ciao”, uma das músicas mais marcantes da trilha da série.

Há algum tempo figurando entre as 50 mais tocadas do Spotify Brasil, a canção é apresentada em dois importantes momentos da primeira temporada: durante o flashback dos personagens Professor e Berlim (acima) e quando os ladrões conseguem abrir um buraco no chão do cofre e começam a comemorar (abaixo).

“Bella Ciao” é uma canção popular italiana do século XIX, possivelmente inspirada num cântico entoado por camponeses provenientes da Emilia Romagna, mas também definida como “um conjunto de influências de músicas populares do norte da Itália”.

Conhecida em todo o mundo, e gravada por artistas de diferentes nacionalidades, sua letra é uma critica às péssimas condições de trabalho nas lavouras italianas, se tornou símbolo da resistência italiana durante a Segunda Guerra Mundial e virou trilha sonora de protestos de partidos de esquerda ao redor do mundo.

O recente sucesso da série, contudo, nos trouxe uma avalanche (ou seria coqueluche?) de novas versões e remixes, especialmente quando a música aterrissou no Brasil…

Afaste os móveis da sala, aumente o som e confira algumas delas:

Funk

 


 

House

 


 

Prog

 


 

Trance

 


 

Hi-Tech (minha favorita)

 


 

Dance

 


 

Trap

 


 

Chacota

 


 

Forró

 


 

ASMR

 


 

Bastidores

 


 

Carnaval

 


 

Se tudo isso foi um pouco demais pra você, aqui um pequeno prêmio de consolação:

=]

netbet.com