Enquanto isso, no Brasil…
Desde que subverteram o cristianismo pra justificar o lucro como algo bem visto pelo Todo Poderoso, comerciantes se empenham para convencer o consumidor de que ele está fazendo um bom negócio. Da mais inocente barganha de balcão às mais sofisticadas campanhas de marketing, todo tipo de artimanha psicológica é utilizada para fechar a venda e deixar o cliente sentindo-se satisfeito em suas necessidades fictícias.
Todo mundo sabe que a diferença entre R$ 9,90 e R$ 10 não compra nem um chiclete, mas mesmo assim a jogadinha dos dígitos funciona que é uma beleza há bastante tempo no varejo de todo o planeta. Oferta, demanda, publicidade, posicionamento de marca, dentre outras variáveis, fazem parte do esquema que tem por objetivo principal fazer você abrir a carteira e ouvir sorrindo aquela perguntinha dolorida: "crédito ou débito?"
O vídeo abaixo ilustra bem como as marcas manipulam a mente do consumidor:
– – –
Assine o canal Nerdologia, produto das Organizações Jovem Nerd.