O Blog Day, ou, em bom português, “Dia do Blog”, é celebrado internacionalmente e anualmente (desde 2005) em 31 de agosto devido à semelhança que a os algarismos da data barra-forçadamente possuem com as letras da palavra “Blog”.

3108 = Blog, sacou?

Na verdade, trata-se de mais uma data comemorativa inventada com pretensões comerciais por algum espertalhão malévolo, como bem disse algum dos blogueiros que costumo ler (sei que perder o link de referência num dia como hoje é uma puta falta de consideração, quase um sacrilégio digno de punição, mas assim que eu o localizar farei uma retratação à altura da cagada).

Não obstante, o que importa é que nesta data os donos de blogs – com seus anos em festa – têm a tradição de sugerir aos seus leitores cinco outros blogs, de modo a dar maior visibilidade, multiplicidade e amplitude democrática à blogosfera. Ou não.

Recém retornado ao mundo dos blogs, o TRETA parabeniza de coração os blogueiros de todo o mundo que tocam suas páginas com originaidade e dedicação a custo de muito trabalho mal-remunerado. A gente que se fode junto sabe bem quão ingrato é o ofício blogueiro.

Para a lista deste ano, adotamos o critério menos democrático de todos. Independente de popularidade, parcerias, políticas de boa-vizinhança ou qualquer jabá do gênero, resolvi recomendar aos leitores do TRETA cinco dos meus blogs recentemente descobertos ou particularmente preferidos – excluindo-se obviedades, unanimidades e outros já recomendados.

Segura que lá vai:

1. Walter Carrilho
Os textos do “jornalista boçal” são leitura obrigatória para quem prefere fugir das piadas prontas.

2. Mau Humor
O filha da puta gênio do Arnaldo Branco é tão underground que sequer disponibiliza um feed para os viciados no seu blog. Vale visitar também o blog do Capitão Presença, personagem open-source criado por Arnaldo para alívio da comunidade jointer.

3. Tio Punk
Irremediavelmente porra-louca. Deliciosamente tosco.

4. Blogando Por Dinheiro
Apesar de eu não-compartilhar com a paranóia da monetização, vale como obra de auto-ajuda de ótima qualidade (e utilidade) para blogueiros e aspirantes. Surpreendentemente – para seres involuídos e preconceituosos como eu – escrito por uma mulher, a gente-finíssima Nospheratt.

5. Piratas da Web
Extremamente caprichado – do layout ao conteúdo – o blog dedica-se à malemolente e milenar arte do download ilegal, pirata e não-autorizado. Pura subversão, igual leite de soja (opa, esse é outro).

Portanto, celebremos todos o Blog Day! Afinal de contas, nada melhor que um motivo a mais pra encher a cara numa sexta-feira.

E se você já achou tudo isso uma palhaçada, não perde por esperar a mais nova data comemorativa da praça: o Orkut Day.

Trocadalho do carilho, heim, Rafa?!

UPDATE:
Agradecimentos ao Alforria, ao Bobagento e ao Piratas, blogs de profundo bom gosto que recomendaram o TRETA no Blog Day 2007.