•  
  •  
  •  
  •  

Entenda por que WhatsApp, Facebook, Instagram e outros serviços estão fora do ar em todo o mundo, e aprenda a checar se um site está offline!

 

Calma, não é culpa da sua internet! A semana começou quente com o WhatsApp, o Facebook, o Instagram e diversos outros serviços e plataformas online fora do ar em todo o mundo.

 

O que aconteceu?

Um pouco depois do meio dia dessa segunda-feira (04/10), o termo “WhatsApp” chegou ao primeiro lugar nos Trending Topics (assuntos mais comentados) do Twitter no Brasil. Logo depois, seu principal concorrente, o Telegram, também começou a registrar reclamações dos seus usuários.

Dentre os serviços que se mantiveram firmes (apesar de também ter apresentado instabilidade nesta tarde), o Twitter acabou virando o canal oficial para se falar sobre o colapso, ou “apagão” da internet: a conta oficial do Facebook no Twitter confirmou o problema em escala global sem dar detalhes do ocorrido.

O perfil oficial do WhatsApp publicou, também no Twitter, que está “ciente dos problemas” e que está “trabalhando para que as coisas voltem ao normal”:

 

Além dos aplicativos pertencentes ao Facebook, uma série de outros serviços online apresentaram instabilidade, entre eles: Telegram, Twitter, Google, Gmail, Youtube, Whatsapp Business, Microsoft Teams, TikTok, Zoom, Spotify, Amazon, Outlook, Discord, SnapChat, NuBank, Caixa, Bradesco e Itaú.

 

Qual foi a causa do problema?

A principal hipótese para explicar a falha é a de que se trata de um erro de DNS, que é como uma “rota” responsável por levar os internautas às páginas através de seus endereços eletrônicos.

De modo geral, as empresas atingidas anunciaram que estão investigando os detalhes que envolvem a interrupção dos serviços. Em breve, mais informações devem ser divulgadas.

 

Como saber se um site está fora do ar?

Para saber se um site ou aplicativo está fora do ar por problemas técnicos, você pode conferir no site DownDetector, que monitora esse tipo de instabilidade nos serviços digitais.

Como alternativa, também existe o site Down For Everyone Or Just Me?, onde é possível checar se um URL está realmente offline.

 

CLIQUE AQUI para ver mais dicas de tecnologia do nosso acervo!

 

Fontes: G1, Uol, Tecmundo


  •  
  •  
  •  
  •