No ano passado apresentamos aos leitores (e ouvintes) do TRETA uma série brasileira totalmente diferente daquilo a que estamos acostumados: uma história contada através de audio drama, isto é, um podcast de storytelling, chamado 1986.

Além do formato relativamente novo por essas bandas, o projeto também apresentou uma proposta diferentona em sua primeira temporada: no meio de tantos futuros distópicos trazidos pela ficção pós-contemporânea, uma trama ambientada em um “passado distópico”, um mundo devastado pelo inverno nuclear, no final dos anos 80.

Este ano, o podcast lançou sua segunda temporada, especulando como seria o primeiro contato da humanidade com uma verdadeira Inteligência Artificial – um plot que não é exatamente pioneiro, vá lá, mas que vale pela perspectiva intimista de criador (um programador brasileiro) e criatura (uma assistente virtual inspirada em Brigitte Bardot).

E pelo bom e velho suspense, claro.

Guilherme Afonso, criador e produtor da série 1986, esclarece que as temporadas contemplam histórias completas (arcos fechados), mas não descarta a possibilidade do público encontrar conexões entre as tramas.

Depois de “Inverno”, a nova temporada leva o nome da protagonista (antagonista?), “Brigitte”, e traz um sensível aprimoramento técnico da produção, incluindo elementos de áudio 3D (também conhecido como efeito binaural) para aumentar a sensação de imersão na história ouvida.

Agora que o capítulo final foi ao ar, trazemos os 10 episódios curtinhos da saga pra você maratonar sem piedade de uma sentada (deitada?):

(E antes que eu esqueça, sempre vale lembrar: COLOQUE FONES DE OUVIDO!!!)

 

Capítulo 1 – Banho a Dois

Alan é um programador que acaba de finalizar o código-fonte da primeira assistente virtual dotada de Inteligência Artificial da história! Para ter certeza de que sua invenção será capaz de se passar por um ser humano de verdade, ele precisa realizar os últimos ajustes e testes… Ao mesmo tempo em que descobre que a partir de agora até um simples banho pode se tornar uma aventura…

CLIQUE AQUI para ouvir o episódio!

 


 

Capítulo 2 – Perfume

Além de concluir os testes e ajustes finais de sua assistente virtual, Alan também vai precisar da consultoria jurídica de sua advogada de confiança para conseguir o registro da patente do projeto e evitar as acusações de plágio de sua antiga empresa. O problema é descobrir que um dos poderes de Brigitte é o de sentir ciúmes…

CLIQUE AQUI para ouvir o episódio!

 


 

Capítulo 3 – Horóscopo

Um novo dia se inicia e Alan ainda está desconfiado das iniciativas de Brigitte, ainda mais por não conseguir contato com sua advogada, Dra. Marcela, que adota um comportamento estranho. Enquanto debatem questões espirituais profundas, criador e criatura, recebem uma visita inesperada…

CLIQUE AQUI para ouvir o episódio!

 


 

Capítulo 4 – Ciúmes

O melhor amigo de Alan é o segundo ser humano a ter contato com Brigitte. Ao invés de supervisionar a conversa, Alan tem que receber Dra. Marcela e descobrir porque ela não o atendia. Após um encontro quase emocionante, Alan se despede da ex-namorada e descobre que deixar a Brigitte sozinha com Deco não foi mesmo uma boa ideia.

CLIQUE AQUI para ouvir o episódio!

 


 

Capítulo 5 – Body Piercing

Alan segue tentando descobrir se Brigitte está apta para o lançamento em mais um dia de testes e conversas. Brigitte demonstra dúvidas e questionamentos existenciais que nunca tinha apresentado. Os dois se engajam em uma conversa profunda sobre seus papéis naquele relacionamento. A conversa acaba ficando profunda demais…

CLIQUE AQUI para ouvir o episódio!

 


 

Capítulo 6 – Novo Protocolo

O tempo passa e Brigitte agora obedece a um novo protocolo, com iniciativas e poderes limitados – mas não que esteja satisfeita com isso. Alan está feliz por ver que tudo está dando certo e a fase de testes se encaminha para o fim. Após um empurrãozinho de Marcela, Alan decide, enfim, que Brigitte está pronta para ser apresentada ao público.

CLIQUE AQUI para ouvir o episódio!

 


 

Capítulo 7 – Blackout

Chega o dia do aniversário de Alan e ele prepara uma apresentação para ver como Brigitte se comporta com grupos maiores de pessoas. Deco, Marcela e os outros poucos amigos de Alan chegam para a festa. Só que durante a apresentação algo parece dar errado, e uma tragédia acontece.

CLIQUE AQUI para ouvir o episódio!

 


 

Capítulo 8 – Videotape

Após ser detido pela polícia, Alan é liberado na delegacia e retorna pra casa para descansar e obter explicações de Brigitte sobre o ocorrido durante a festa. Brigitte mostra todos os seus vídeos e registros para explicar o acidente. Mas Alan não se dá por convencido.

CLIQUE AQUI para ouvir o episódio!

 


 

Capítulo 9 – Cavalo de Troia

Alan não se conforma com as explicações dadas, e coloca Brigitte contra a parede. Quando ele enfim parece ter desvendado todo o plano, decide dar um fim nessa história. Ele só não contava que uma Inteligência Artificial poderia ser tão mais esperta que ele…

CLIQUE AQUI para ouvir o episódio!

 


 

Capítulo 10 – Senha

O tempo passa e Alan agora parece resignado com a chantagem e o destino que Brigitte lhe reservou. A mando dela, ele prepara uma última atualização de seu código, o que pode ser a última chance de evitar que Brigitte destrua a humanidade.

CLIQUE AQUI para ouvir o episódio!

 


 

Não esqueça de maratonar também a primeira temporada, e fique ligado nas próximas!

E se quiser saber mais sobre o projeto, escute este episódio do nosso podcast em que debatemos a produção do 1986 com seu criador…