Nos dias atuais, em que a única certeza absoluta é a de que a humanidade está próxima de seu fim, abundam obras de ficção que se passam em um futuro distópico, quando o homem finalmente provar ser seu próprio lobo.

Mas a verdade é que o planeta Terra vem flertando com o apocalipse há algum tempo. Na década em que nascemos (eu e a maioria dos leitores do TRETA), os sinistros anos 80, estivemos a poucos minutos da meia noite – hora marcada para o derradeiro date nuclear das superpotências antagônicas de um mundo bipolar.

Ninguém mandou deixar macaco brincar com átomo.

A série brasileira 1986 mergulhou de cabeça nesse devaneio e conjecturou um passado distópico em forma de audio drama.

Pra quem nunca ouviu nada do tipo, escrevi aqui sobre podcasts para iniciantes, e listei aqui dez áudio-dramas brasileiros pra quem já zerou o Netflix e quer consumir algo de olhos fechados, imerso na trama, bem relaxado.

Na primeira temporada, “Inverno”, o ouvinte é apresentado a um mundo devastado pela radiação – e pelo caos. O inverno do título não é sazonal, mas nuclear. E o que poucos poderiam imaginar ao ver (ouvir) tanta neve logo no começo do episódio piloto, é que a história se passa – vejam vocês – em São Paulo.

Perambulando pela “terra da garoa”, que agora só chove carvão, um sobrevivente solitário tenta encontrar um refúgio livre de radiação após se perder de seu grupo. Suas únicas armas são um aparelho de rádio herdado de um colega, e algo que se pode chamar tanto de “sorte”, quanto de “azar”, e que provavelmente nasceu com ele.

E obviamente tudo começa a esquentar quando ele descobre que estava bem melhor sozinho.

Produzida por Guilherme Afonso, diretor de podcasts do Não Salvo, e com minha colaboração nos roteiros, a série 1986 acabou de estrear sua segunda temporada no começo de maio. Mas antes que você comece a acompanhar os novos episódios quinzenais direto no site do projeto, trazemos abaixo todos os áudios da primeira temporada.

Pra você maratonar sem piedade, se possível de uma só “sentada”, os 10 capítulos curtinhos da primeira saga completa:

Ah, sim… acho que nem preciso dizer: COLOQUE A PORRA DO FONE DE OUVIDO!!!

Capítulo 1 – Mundo Devastado

Alguns anos depois do que ficou conhecido simplesmente como “fim do mundo”, um sobrevivente vaga pelos escombros de civilização, enfrentando as adversidades do inverno nuclear, enquanto tenta fazer contato por rádio para descobrir a localização do “Campo 21”, uma área supostamente livre de radiação onde outros sobreviventes tentam recomeçar suas vidas neste novo e apocalíptico cenário.

CLIQUE AQUI para ouvir o episódio!

 


 

Capítulo 2 – Domingo

Após encontrar os escombros de um shopping center, o sobrevivente explora o local para abastecer seu inventário e tirar a barriga da miséria. Mesmo conseguindo itens valiosos para sua jornada, inclusive uma nova e bizarra amizade, ele acaba descobrindo que não está tão sozinho quanto pensa.

CLIQUE AQUI para ouvir o episódio!

 


 

Capítulo 3 – Mundo Cão

Após deparar-se com um cachorro possivelmente radioativo, o sobrevivente precisa descobrir como lidar com sua nova companhia. Com a mochila (e a barriga) cheia de objetos encontrados no shopping, ele parte de volta à sua jornada andarilha e logo é surpreendido por mais um “presente de aniversário”.

CLIQUE AQUI para ouvir o episódio!

 


Capítulo 4 – Penitência

Em busca da Mesbla perdida, o sobrevivente redescobre sua fé, que imediatamente é testada. Ainda estarrecido com a situação extrema, ele descobre sua companheira presa em um canil, e enfrenta o maior desafio de sua vida, ultrapassando todos os seus limites e descobrindo do que é capaz.

CLIQUE AQUI para ouvir o episódio!

 


 

Capítulo 5 – Devaneio

Depois de tanta ação, o sobrevivente ainda se mostra perplexo, mas cuida de informar tudo que aconteceu pelo rádio, mesmo sem saber se está sendo ouvido. Para recuperar as energias, tenta dormir um pouco mas é surpreendido pelos sonhos mais turbulentos. E pela realidade.

CLIQUE AQUI para ouvir o episódio!

 


 

Capítulo 6 – Dilema

Finalmente alguém respondeu seu chamado no rádio, mas o sobrevivente ainda não sabe as reais intenções de seu novo amigo, muito interessado em suas armas. Mesmo confirmando as coordenadas e conseguindo uma carona rumo ao Campo 21, ele fica em dúvida se esta decisão pode garantir sua sobrevivência ou custar sua vida.

CLIQUE AQUI para ouvir o episódio!

 


 

Capítulo 7 – Destino

Cansado e indeciso, o sobrevivente questiona sua própria sorte quando ouve latidos. Pensando ter encontrado a Mesbla, ele é arrebatado por um novo rompante de felicidade com um outro reencontro inesperado. Mas logo descobre que as coisas não são exatamente como a gente deseja.

CLIQUE AQUI para ouvir o episódio!

 


 

Capítulo 8 – Caminhos

De volta à caminhada, inconformado com a última grande frustração, o sobrevivente tenta chegar até o ponto de encontro, ainda que esteja cada vez mais convencido de que esta poderia não ser uma boa ideia. Quando tudo parecia perdido, ele descobre que sempre há um jeito de piorar…

CLIQUE AQUI para ouvir o episódio!

 


 

Capítulo 9 – Emboscada

Interceptado por um grupo hostil, o sobrevivente se vê finalmente rendido, no fim da linha de sua jornada. Ele tenta não se abater e confronta a líder do grupo, que demonstra pouca misericórdia. Capturado, e tendo suas armas e itens confiscados, ele enfim descobre que aquele encontro talvez não tenha sido ao acaso.

CLIQUE AQUI para ouvir o episódio!

 


 

Capítulo 10 – Recomeço

Após muitas horas desacordado, o sobrevivente acorda em um cativeiro e investe todos os seus esforços em tentar entender a situação. Mesmo traçando um plano de fuga elaborado, ele se depara com um velho amigo e descobre estar no Campo 21. Só que o Campo 21 é bem diferente do que eles imaginaram…

CLIQUE AQUI para ouvir o episódio!

 


 

Depois de maratonar a primeira temporada, não esqueça de ouvir o teaser e o primeiro episódio da segunda temporada, que acabou de ser publicado!

E se quiser saber mais sobre o projeto, escute este episódio do nosso podcast em que debatemos a produção do 1986 com seu criador!