Há alguns dias o Google Earth, programa com fotos de satélite onde é possível visualizar todos os cantos do mundo universo, atualizou as imagens do Espírito Santo, substituindo os borrões indefinidos de outrora por fotos bem aproximadas e detalhadas da terra da moqueca, do congo e do Jorge Buery. Agora que já é possível ver cada pedacinho da capital secreta do mundo através do programa, o TRETA traz para vocês, internautas de todo o Brasil, um sensacional guia espiritual com os pontos turísticos mais incríveis e imperdíveis da nossa terra. Confira o nosso sensacional guia:

Pra começar nosso tour virtual, trazemos os points imperdíveis para uma bem-sucedida viagem psicotrópica nas melhores crocas de Vila Velha, cidade vizinha da capital Vitória.

Nossa empreitada começa na famigerada Rua do Lixo, uma alameda florida que corta o centro do município até o bairro de Itapoã, conhecido como a “Amsterdã Capixaba”. A Rua do Lixo é o paradeiro de nove entre dez defuntos dos boletins de ocorrência de Vila Velha, e também um importante pólo comercial de armas químicas. Ideal para transitar com suas roupas de marca e acessórios importados. Sugerimos o horário entre 22h e 5h da madrugada para uma experiência mais autêntica das atrações locais.

Em seguida, partimos para Bervely Hills, a praia mais badalada da cidade, onde praticantes de frescobol e futivôlei anabolizados exibem seus corpos desnudos para a nata da sensualidade feminina capixaba. Com algum dinheiro é possível encontrar uma bela companhia para o fim de tarde. Logo adiante, oceano adentro, está a Ilha de Jamaica, paraíso tropical que serviu de cenário para o surgimento de outra potencialidade local: as bandas de reggae. Nossa sugestão para o passeio é evitar o flagrante e utilizar boínhas de braço, se não tiver experiência com nado psicodélico.

Terminamos a primeira etapa de nossa viagem astral pelo ES no posto Moby Dick, point da moda onde jovens perdidos na vida se encontram e fazem o aquecimento para o rock da noite ao som potente dos autofalantes de seus carros, tocando músicas de gosto duvidoso a muitos decibéis. Ali ao lado, a qualquer hora do dia, é possível encontrar nosso nobre colega Vovô, comprando um pack com sete esfirras de queijo e três quibes, no Habib’s

Depois de se perder pelas atrações mundanas e desespiritualizadas do passeio anterior, a segunda etapa de nossa peregrinação só poderia mesmo começar na abençoada Casa de Recuperação Manassés, o local onde os autores do TRETA se conheceram, logo após abandonar o abominável mundo das drogas. A Manassés é hoje um glorioso centro de referência na desintoxicação de viciados e comercialização de canetas, graças às mais técnicas avançadas de vendas e evangelização nos ônibus do Sistema Transcol.

E já que tocamos no assunto, uma viagem pelos confins espirituais da civilização capixaba não poderia deixar de prestigiar o Terminal de Laranjeiras. Localizado no seio do planeta Serra, suas bancas de artigos eletrônicos genéricos e DVDs de R$5 (três por R$10) fazem concorrência com os maiores pólos comerciais do estado. Oportunidade única de embarcar numa viagem inesquecível nas linhas rodoviárias do município. Recomendamos os bairros de Vista da Serra I e II e Planalto Serrano. Nova Carapina II, à noite, também costuma ser bem aprazível.

Na capital Vitória encontra-se o canteiro de obras da futura mega-hiper-ultra-extra-sede da Igreja Universal do Reino de Deus, que será palco das manifestações religiosas mais agitadas do cenário evangélico capixaba e disputará com o hipermercado Wal-Mart o posto de maior construção comercial da Reta da Penha.

Encerrando a segunda parte da nossa viagem virtual, temos a maior de todas as construções faraônicas do ES. Coqueiral de Itaparica, na cidade de Vila Velha, orgulha-se de ser o maior conjunto habitacional da América Latina. Especula-se que os engenheiros que projetaram o formato do condomínio pretendiam enviar mensagens cifradas em idiomas alienígenas para seres de outros planetas. Minha teoria é a de que pretendiam construir o maior tetris habitado do mundo.

Então é isso, pessoal! Não percam as próximas paradas de nossa turnê pelo Google Earth, destrinchando os melhores pontos turísticos do Espírito Santo. Se você ainda não conhece o programa, faça o download aqui, instale, e boa viagem!

(Originalmente publicado em 12/07/2006 e 03/08/2006)


 

1 comentário