montilla Dando seqüência em nossa jornada etílica rumo à cirrose, o Gambiarra Labs dessa semana volta ao tempo em que fumar charuto no play não era sinônimo de ser mau. Ser mau era saquear navios e se embebedar de rum. E como o TRETA busca sempre a superação e ainda quer ser mau de verdade, vamos preparar coquetéis com essa bebida que desperta o espírito pirata que existe em cada um de nós.

Explicando pra quem não sabe, o rum é uma bebida alcoólica obtida a partir da destilação do melaço. Ela era uma bebida de macho, dando muita dor de cabeça no dia seguinte. Durante dois anos, um jovem cientista Facundo Bacardi Massó, experimentou diversas formas de destilar a bebida, armazenou em barris e chegou à “fórmula bacardi”.

Sem mais delongas , vamos as receitas.

mojito 1.0 Mojito

50 ml de rum branco
1 Limão
1 colher (chá) de açúcar
4 folhas de hortelã
Club Soda

Amasse o hortelã e açúcar. Corte o limão em 4 gomos e esprema-os ao preparo juntamente com o sumo. Encha o copo com gelo quebrado. Adicione a dose de rum e complete com Club Soda.

DESTILANDO UM COMENTÁRIO:
Uma ótima idéia para embebedar alguém em um dia de calor na piscina. Mas não se esqueça, afogue o ganso, não sua acompanhante bêbada!

pina 2.0 Piña Colada

150 ml de rum branco
3 colheres de leite de coco
3 colheres de abacaxi moído
2 xícaras de gelo moído

Bata todos os ingredientes no liquidificador durante 10 ou 15 segundos. Sirva em copos altos, decorando com uma fatia fina de abacaxi ou uma cereja.

DESTILANDO UM COMENTÁRIO:
Pode até ser um dos coquetéis mais famosos do mundo, mas não passa de uma aguinha doce. Ou você aumenta a dose, ou só serve pra você tentar, lentamente, embebedar alguém.

daiquiri.real 3.0 Daiquiri

50 ml de suco de limão
1 colher de açúcar
150 ml rum branco
1 copo de gelo moído

Bata todos os ingredientes numa coqueteleira.

DESTILANDO UM COMENTÁRIO:
É quase uma caipirinha de rum, o que faz dela, uma bebida extremamente saborosa. Ainda prefiro a velha e boa cachaça.

rudolph 4.0 Rudolph – The Red Nose

25 ml rum claro
12 ml grenadine
50 ml limonada
cubos de gelo à gosto
150 ml suco de pitanga
1 fatia de limão
doce em forma de bengala (opcional)

Despeje o rum, grenadine e limonada no copo. Mexa bem.Adicione gelo à gosto. Complete com suco de pitanga, o quanto desejar. Decore com uma fatia de limão e sirva com o doce em forma de bengala (opcional).

DICAS:
Grenadine é um xarope cor vermelho-sangue, feito com romã e mel. Pode ser substituído por groselha.

DESTILANDO UM COMENTÁRIO:
Como uma bebida que tem um nome de uma rena supostamente homossexual pode ser boa? E outra, grenadine é como triple sec. Coisa de Rudolph!

daiquiri 5.0 Mai Tai

12 ml rum claro
12 ml rum escuro
12 ml triple sec
12 ml orgeat
12 ml suco de abacaxi
25 ml “doce e azedo”
ice cubes as required
2 cerejas para decorar

Coloque todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo, com exceção das cerejas. Agite bem. Coe a mistura no(s) copo(s), complete com cubos de gelo. Decore com cerejas e sirva.

DICAS:
Triple sec é um licor sabor laranja.
Orgeat é um xarope de amêndoas doces. É feito com amêndoas, água de rosas e açúcar. “Doce e azedo” é uma mistura de suco de limão e calda de açúcar. É também chamada de sour mix ou bar mix.

DESTILANDO UM COMENTÁRIO:
Olha ele ai denovo. Triple Sec que se preza nunca anda só, agora acompanhado de outros dois ingredientes que me faz querer voltar a beber vodka.

cuba 6.0 Cuba Libre

100 ml de rum dourado
290 ml de refrigerante de cola
1 rodela de limão
1 copo de gelo

Jogue tudo num copo.

DESTILANDO UM COMENTÁRIO:
Definitivamente essa é a melhor escolha pra se fazer com rum. Rápido e prático. Em caso de dúvida misture apenas rum e Coca.

(

*) Para medir a quantidade de cada dose use qualquer coisa que tenha um medidor de volume, uma jarra de leite, por exemplo, ou faça como eu, vai adicionando até achar que ficou bom!

(**) Você continua no TRETA, mas ainda dá tempo de conhecer o Papo de Bar.

(***) Obrigado a todos que mandaram algumas receitas. Talvez apareça por aqui alguma coisa sobre outras bebidas, se você tem algum mata-rato e acha que é alcoolicamente viável, mande um e-mail para [email protected] .

(****) Eu ainda prefiro cerveja.