Muitos filmes que já foram lançados abordam o tema e a vida das garotas de programa. Alguns entraram mais a fundo nessa realidade e outros mostraram perspetivas diferentes, tratando do lado sentimental ou de casos isolados na vida das acompanhantes de luxo.

Se interessou em saber quais são esses filmes? Abaixo listamos os 10 melhores filmes que falam sobre garotas de programa, muitos deles verdadeiros clássicos do cinema!

Confira a lista a seguir:

1. A Bela da Tarde (1967)

Em A Bela da Tarde, Séverine (Catherine Deneuve) é uma jovem rica casada com Pierre (Jean Sorel). Ela o ama, mas não se sente satisfeita sexualmente com seu marido. Sendo assim, para se satisfazer ela procura um bordel.

Lá ela encontra Madame Anais (Geniviève Page), que aceita que Séverine trabalhe como prostituta na parte da tarde. Assim, ela consegue se satisfazer e à noite volta para o marido. Porém, sua vida começa a se complicar ao encontrar um cliente abusivo.

 


 

2. Klute, O Passado Condena (1971)

Klute é um filme policial e com um ar de suspense. Nele o detetive Klute (Donald Sutherland) vai até Nova Iorque para investigar o desaparecimento de um empresário que sumiu há seis meses.

A única pista que ele obteve foram cartas pornográficas enviadas pela prostituta Bree Daniels (Jane Fonda). No começo, ela foge do detetive, porém ela é chantageada e aceita ajudá-lo a encontrar o empresário.

 


 

3. Pretty Baby (1978)

Pretty Baby ou Menina Bonita conta a história de Violet (Brooke Shields), uma menina que cresce num bordel onde sua mãe trabalha. Com a chegada do seu irmão, ela cuida dele e se prepara para seguir o mesmo destino da mãe.

Em uma das cenas mais marcantes do filme, a virgindade de Violet é leiloada. Ela fica alegre nesse momento, pois quer deixar de ser uma criança para se tornar uma mulher desejada como as outras. Porém, o fotógrafo Bellocq (Keith Carradine) se apaixona por ela.

 


 

4. Despedida em Las Vegas (1995)

Ben Sanderson (Nicolas Cage) foi demitido do seu cargo de roteirista em Hollywood. Sendo assim, ele vai para Las Vegas e decide se entregar ao seu vício que é beber. Lá ele conhece a prostituta Sera (Elisabeth Shue).

Os dois iniciam um relacionamento com uma condição: que ela não peça para ele parar de beber. Sendo assim, o romance continua e mostra como o álcool pode afetar tanto a vida de quem o consome e de quem está ao seu redor.

 


 

5. Nunca aos Domingos (1960)

Nunca aos Domingos relata as férias de Homer Thrace (Jules Dassin) no litoral grego. Lá ele conhece a prostituta Ilya (Melina Mercouri). Ela é extrovertida, linda e só aceita sair com alguém em que ela se simpatiza. Homer se fascina por ela e tenta conquistar a jovem.

 


 

6. Jovem e Bela (2013)

Este filme conta uma parte da vida da jovem Isabelle (Marine Vacth), que durante as férias de verão com a família ela perde sua virgindade. Daí em diante, a adolescente resolve se tornar prostituta de luxo, ao mesmo tempo em que ainda vai para a escola.

Apesar de tudo, ela não necessita do dinheiro dos programas, mas os faz mesmo assim. O filme se passa ao longo de quatro estações e mostra a visão da jovem, da mãe, do pai e do irmão sobre o assunto.

 


 

7. Malena (2001)

O filme se passa na cidade de Sicília, uma ilha no sul da Itália. Lá vive Renato (Giuseppe Sulfaro), um adolescente de 13 anos que conhece Malena (Monica Belucci). Malena é uma mulher adulta, casada e que foi morar na ilha após seu marido ter sido chamado para participar da Segunda Guerra Mundial.

Renato se apaixona por Malena de forma platônica. Sendo assim, ele decide que quer protegê-la e para isso a segue pela cidade. Por outro lado, a mulher desperta o desejo dos homens e a fúria das esposas da ilha.

 


 

8. Viver a Vida (1962)

Em Viver a Vida conhecemos Nana (Anna Karina), uma mulher que abandona marido e filho para ir atrás de seu sonho de se tornar atriz. Para se sustentar ela começa a trabalhar em uma loja de discos, porém isso não é o suficiente.

Sendo assim, para fugir da miséria ela se torna prostituta. Com o passar do tempo, Nana se apaixona novamente, o que a faz repensar sobre a sua vida.

 


 

9. Flores do Oriente (2012)

Em meio a Segunda Guerra Sino-Japonesa, em 1937, John (Christian Bale) é um agente funerário que vai até a cidade de Nanquim para enterrar um padre recém-falecido. Porém, a igreja católica do local em que John, uma dúzia de crianças e um grupo de garotas de programa se protegem começa a ser alvo das forças de ocupação.

 


 

10. Poderosa Afrodite (1996)

Um casal está feliz e decide adotar uma criança. Porém, o pai adotivo (Woody Allen) decide pesquisar quem é a mãe do garoto. Então, ele descobre que ela é uma prostituta chamada Linda (Mira Sorvino).

Os dois começam a ter um caso. Porém, o que ele não sabe é que sua esposa também mantém um relacionamento extraconjugal.

 


 

Como se pode ver, são filmes diversos e de diferentes épocas. Cada um aborda uma perspetiva diferente do universo das garotas de programa…

Podem não conter as cenas mais quentes e sexys do cinema, mas vale a pena assistir cada um para ver as perspetivas diferentes dessa forma de trabalho!