super.trunfo

Jogar cartas é um dos esportes mais tradicionais que se pode praticar ao mesmo tempo em que se bebe e se fuma. Talvez por isso mesmo o mundo da jogatina online e offline movimente tantos dólares – e há tanto tempo.

Em meados dos anos 80, quando a Grow desenvolveu o Super Trunfo, o jogo de cartas mais famoso – depois do baralho clássico, óbvio – da nossa história, talvez não imaginasse a verdadeira coqueluche criativa open source que estava proporcionando aos desocupados deste país.

Pros distraídos que não fazem idéia do que estamos falando, o jogo consiste na singela brincadeira de confrontar informações técnicas contidas em um baralho de cards, sendo cada baralho dedicado a um tema específico, como automóveis de luxo, motocicletas esportivas, aviões de guerra, anões besuntados e etc. Com o passar do tempo e o advento da inclusão digital, a lógica do carteado malemolente atiçou alguns espertalhões a elaborarem suas próprias versões genéricas da bagaça.

Vejamos, pois, um breve TOP 5:
 

1) Super Trunfo Blogs

st.100blogs

Como todos sabem, a própria trajetória do nosso blog deve render graças a uma dessas variações do baralho. Em setembro de 2007 o TRETA trouxe ao mundo aquilo que viria a ser sua maior cartada: o Super Trunfo Blogs.

Eleito o “post do ano” na votação do Best Blogs Brazil, o STB trouxe nada menos que 100 cartas representando alguns dos melhores e mais conhecidos blogs brasileiros – na minha opinião. Cada cartinha trazia os dados técnicos de cada blog, como PAGERANK e número de ASSINANTES, e ainda estampava um calhamaço de notas subjetivas de 0 a 10 nos quesitos TEXTOS, LAYOUT, ORIGINALIDADE, INFLUÊNCIA e PARANÓIA ADSENSE.

Além de chamar a atenção da blogosfera e quadriplicar nossos acessos, o carteado nos rendeu uma série de bons parceiros, algumas menções na imprensa e um sem número de xaropes que não param de perturbar nos comentários do blog – até hoje.

Sem falar na polêmica nota zero creditada ao site Kibe Loco no quesito ORIGINALIDADE que foi responsável pelo fim das operações comerciais entre o nosso conglomerado e as Organizações Globo e acabou por originar uma campanha contra a avareza de links que tomou conta da internet.

 

2) Super Trunfo dos Políticos Brasileiros

golpeCriado antes mesmo que o nosso baralho do barulho, o Golpe! surgiu com a proposta de reunir um carteado com a ficha técnica de alguns dos nossos maiores políticos de todos os tempos.

A página do projeto disponibiliza as cartas de 32 políticos brasileiros e traz, entre as informações a serem confrontadas no combate, os quesitos “tamanho do partido”, “maior cargo”, “vitórias por eleição” e um bem subjetivo índice de “astúcia”.

Do jeito que anda o conturbado cenário político brasileiro, ainda teremos que jogar essa biriba por um bom tempo.

 

3) Super Trunfo dos Santos Católicos

santos.catolicos Tiração de sarro mesmo quem fez foram os hereges do blog A Vida Mata a Pau, que blasfemaram contra a Santa Sé e certamente irão arder nas profundezas do Inferno.

O Super Trunfo dos Santos Católicos é um baralho de verdade (vendas sob encomenda) que traz 30 dos mais badalados santos católicos em uma acirrada competição pela preferência do Todo Poderoso – não, imbecil, não estamos falando do Google dessa vez.

Segundo informações do autor, foram 40 dias de trabalho sujo para auferir informações verídicas e venéreas, como o ano de canonização e o número de milagres realizado por cada santidade.

 

supertrunfodoes250x125w4) Super Trunfodões

Mais recentemente, os malucos do Zine Acesso trouxeram ao mundo o caprichado Super TrunFodões. Trata-se de um baralho que reúne 32 cartas representativas dos maiores protagonistas “fodões” da cultura pop.

Imagine um jogo de cartas onde a idéia principal é colocar em duelo num “ringue” imaginário grandes heróis – e grandes vilões – do cinema, da TV e outros veículos transmissores da infalível e etérea cultura de massa.

Em outras palavras: Chuck Norris.

Vai encarar?

super.trunfodoes

5) Super Trunfo Árvores

Enquanto algumas (todas) das mencionadas iniciativas prezam pela mais absoluta ausência de função social, o engenheiro florestal e analista ambiental Jeison T. Alflen do blog Progresso Verde resolveu fazer da troça recreativa um brinquedo educativo.

arvores.st

Com o estupendo Super Trunfo Árvores Brasileiras, o rapaz encontrou um jeito politicamente correto para ensinar Educação Ambiental para crianças e adultos durante uma partidinha de truco. Sensacional.

Além do mais é sempre bom conhecer a fundo as características das nossas plantas nativas. Questão de responsabilidade sócio-ambiental.

 

Então é isso.

O melhor da banalização dos trunfos é que agora, se a Grow quiser nos processar já não estamos mais sozinhos no pólo passivo da lide.

No fundo, no fundo, todos os carteados que enumerei acima partem do mesmo
princípio: o resultado de qualquer combate depende do aspecto objetivo que se confronta.

A não ser que você esteja com o Super Trunfo, claro!
 

(*) Agradecimentos especiais ao aniversariante Receita do Sucesso


 

2 comentários