•  
  •  
  •  
  •  

Golpes no whatsapp cresceram na pandemia, veja como se proteger e o que fazer se você foi vítima desses golpistas.

 

Com a crise do coronavírus em nosso país, muitas pessoas tiveram que “se virar” financeiramente e fazer de tudo para resolver sua vida financeira. E infelizmente, muita gente acha que esse jeitinho é se aproveitar da inocência dos demais e sair aplicando golpes por aí.

De acordo com dados da Psafe (fabricante de antivírus e programas de segurança), neste período de pandemia, os golpes no Whatsapp cresceram mais de 140% em relação ao mesmo período do ano anterior. E eles acabam prejudicando a saúde financeira da população de forma nunca antes vista.

No artigo de hoje você vai entender como são aplicados esses golpes e como proteger seu celular dessa treta, que ao contrário do nosso site não tem nada de divertida nem engraçada.

 

Quais os golpes mais comuns?

Ao contrário do que muita gente pensa, não é so “ tiozão do zap” que cai nesses golpes, até mesmo pela forma inteligente que eles são aplicados. Existem algumas modalidades mais famosas:

 

Link em SMS – você recebe uma mensagem que supostamente é da sua operadora de celular ou do seu banco com algum aviso urgente dizendo que você deve clicar no link, para ganhar algum desconto, impedir que o nome caia no Serasa ou algo alarmante do tipo. Ao clicar, eles instalam aplicativos e podem tomar conta do seu celular, usar aplicativos como se fosse você, dentre outras coisas.

 

Empréstimo no Whatsapp – alguém dos seus contatos do Whatsapp aparece pedindo uma ajuda financeira urgente. Normalmente o celular dessa pessoa já foi tomado pelos golpistas com o golpe acima, então são os golpistas te pedindo depósito em dinheiro, se depositar você perde o dinheiro e adeus!

 

Mensagens falsas no whatsapp – normalmente aparece um contato novo se passando por determinada empresa e te manda um link, ao clicar instalam apps e podem tomar o controle da sua conta. Uma variação que fazem é dizer que vão te mandar um codigo via SMS, mas na verdade esse código é o Whatsapp que manda pra você, pois eles já têm seu número e pediram pra resetar a senha. Se você passa o código para eles, perde sua conta do Whatsapp e eles têm toda sua lista de contatos para dar golpe neles.

  

Como se proteger de golpes no whatsapp?

Sim, existem algumas coisas que você pode fazer, veja só:

 

Ative a autenticação de 2 fatores no whatsapp

Esse recurso de segurança do Whatsapp já evita muitos problemas e protege da maioria dos golpes. Para ativá-la, siga os passos a seguir:

  • Abra seu Whatsapp e clique no menu “Configurações” no canto superior direito;
  • escolha a opção “Configurações”;
  • A seguir clique em “Conta”;
  • Escolha “Confirmação em duas etapas”;
  • Você irá criar um código de 6 dígitos que será sua dupla autenticação.

 

Cuide bem do seu número de celular

Se você tem perfis em sites como o OLX,  Mercado Livre e coisas do tipo, sempre esconda seu numero de telefone, jamais deixe disponível publicamente. Essa é uma das formas que os golpistas conseguem seu número de telefone e tentam quebrar a senha no Whatsapp e outros aplicativos.

 

Jamais clique em links em SMS e mensagens desconhecidas

Sempre tenha desconfiança com promoções com prêmios  muito fáceis, prêmios de concursos que você não lembra de ter participado, nem mensagens que se dizem ser do seu banco ou operadora de celular pedindo dados, ainda mais em horários estranhos.

 

Sistema e aplicativos do celular devem ser atualizados sempre

Sempre atualize o Android, caso seja seu sistema , ou o IOS do seu iPhone. Sempre fique atento com as atualizações pois sempre que são liberadas os fabricantes liberam correções para fechar brechas e deixar seu celular mais protegido. Mas somente atualize no seu próprio sistema, nunca clique em mensagens de SMS ou Whatsapp pedindo para atualizar. Vá você mesmo nas configurações do celular, no sistema e veja se há atualizações disponíveis.

 

Use antivírus e Anti malware

Pode ser uma boa ideia, sempre ter um antivírus instalado no smartphone no caso do Android ou um anti malware em seu celular para evitar problemas e manter tudo seguro.

 

Caí nessa treta, o que fazer?

O primeiro passo é tentar entrar em contato com a polícia e fazer um boletim de ocorrência, para que fique claro que qualquer problema que ocorrer ou ação que partir do seu celular, foi efetuada pelos bandidos e não por você. O boletim de ocorrência pode ser feito até online dependendo do estado em que você reside. Em seguida, entre em contato com a operadora de celular e peça o bloqueio da linha. Se o golpe foi no Whatsapp, também é importante mandar email explicando o problema, para support@whatsapp.com.

Por segurança, vá ao seu banco e troque as senhas das suas conta, é importante também trocar as senhas das suas redes sociais para evitar maiores problemas.

  

Bom, se você já foi vítima de algum golpe que a gente não falou, conta aí nos comentários que adicionaremos nesse post, bom que ajuda mais gente!


  •  
  •  
  •  
  •