Felipinho

googlechrome-1 Google Chrome é confirmado pelo Google [lançamento oficial nesta terça-feira]

A empresa Google acaba de confirmar em seu blog oficial que lançará a primeira versão beta do Google Chrome nesta terça-feira(possivelmente às 14h30) para mais de 100 países.

Segundo a empresa, o navegador oferecerá valores importantes para os usuários e poderá auxiliar na inovação da web. Outro ponto destacado está na possibilidade de construir elementos mais integrados aos usuários, utilizando aplicações interativas e a necessidade de repensar completamente a idéia de navegador.

A necessidade, ainda de acordo com o Google, não está somente na idéia da criação de um novo navegador, mas também no desenvolvimento de uma plataforma moderna para páginas da web e aplicações.

  • Batizado de Google Chrome, o navegador é um projeto de código aberto criado pelo Google e será baseado no mecanismo de renderização Webkit. Além de incluir funcionalidades do Google Gears.
  • O navegador incluirá uma máquina virtual chamada JavaScript V8, construída desde o zero por uma equipe na Dinamarca, e possivelmente será liberada para outros navegadores também. Um dos objetivos do desenvolvimento do V8 é acelerar o desempenho do JavaScript no navegador.
  • Google Chrome usará tabs especiais. Em vez de tabs tradicionais como as observadas no Firefox, Chrome colocará botões guia na parte superior da janela e não abaixo da barra de endereços.
  • O navegador também apresentará uma barra de endereços com funcionalidade de sugestões. Chamado de “omnibox” pelo Google, este recurso oferecerá sugestões de buscas, título de páginas visitadas, além de páginas que você não visita mas que são populares e mais.
  • Como uma página inicial padrão, o Chrome apresentará uma espécie de recurso “speed dial”, similar ao existente no Opera. Nessa tela você visualizará as páginas mais visitadas em 9 miniaturas como preview. Ao lado, você poderá visualizar suas pesquisas recentes e as suas páginas favoritas, assim como as tabs recentemente encerradas.
  • Chrome terá um modo de privacidade; Google diz que os usuários poderão criar uma janela “incognita” que possibilirá navegar sem qualquer preocupação com armazenamento de dados no computador local. Seria uma resposta do Google a última versão do Internet Explorer?
  • Aplicativos web poderão ser lançados na própria janela do navegador, sem a barra de endereços e barra de ferramentas. Esta funcionalidade é semelhante ao projeto Mozilla Prism que permite criar aplicações web de forma fácil e independentes – utilizando a tecnologia do Firefox.
  • Para combater malware e de tentativas de phishing, o Chrome fará constantemente um download de listas com sites nocivos. O Google também promete que qualquer tab funcionará de forma a evitar que qualquer ameaça possa afetar a máquina do usuário, além de oferecer uma forma fácil para fechar a tab nociva. Esta funcionalidade de segurança pode falhar em caso de instalação de plugins adicionais, alerta o Google.

Quer fazer o download do Google Chrome? Nós também!

 

(*) Esse texto foi completamente copiado de dois post do Google Discovery!

Rene, nos perdoe!