•  
  •  
  •  
  •  

Confira um pequeno glossário com termos e expressões do mundo dos e-Sports para você se conectar com esse novo universo!

 

Você já ouviu falar dos e-Sports mas não tem a mínima ideia do que rola nas competições? Gosta de jogar seu FIFA mas ao ver uma transmissão de LoL ou DOTA não entende nada? É para isso que vamos te ajudar com este texto!

Uma matéria do site da Betway chamada A Pátria de Mouse, Teclado e Controle dá uma dimensão do tamanho do negócio. Só no Brasil há dois gamers para cada praticante de futebol. E isso inclui os peladeiros de fim de semana.

Portanto não faltam oportunidades, potencial de crescimento e até possibilidades de carreira em torno desse mundo.  Para os interessados em conhecer esse novo universo, trouxemos um pequeno glossário:

 

e-Sports

Vamos começar pelo básico. Você pode ver essa palavra com grafias de todos os jeitos. O que importa é que ela é usada tanto para designar o esporte como para falar das competições.

 

CS:GO

E o primeiro game que vamos falar é o famigerado Counter Strike. O jogo de tiro está aí há mais de 20 anos. Sua “versão” atual é o CS:GO, ou Counter Strike: Global Offensive. As competições são bastante acaloradas e tem muito brasileiro bom jogando. No ranking do HLTV, o mais usado, a equipe FURIA está no Top 20 e já esteve no top 10 por muito tempo.

 

FPS

First Person Shooter ou jogo de tiro em primeira pessoa. É justamente essa “categoria” onde o CS:GO se enquadra por ser um… jogo de tiro e o cenário ser o que um dos atiradores vê (primeira pessoa).

 

LoL

Um dos jogos mais populares, com competições muito disputadas e com prêmios incríveis. O League of Legends é um MOBA (explicaremos abaixo) onde duas equipes de cinco jogadores cada se enfrentam e precisam defender sua parte do mapa. Um dos torneios que você precisa conhecer é o CBLoL, o Campeonato Brasileiro de League of Legends.

 

MOBA

Multiplayer Online Battle Arena. São vários os jogos que colocam a frente várias pessoas ou equipes em um mesmo mapa e acontece uma disputa de território. Além do LoL, que é da Riot Games, tem o DOTA 2 da Valve e que também é um nome gigante dos e-Sports.

 

MiBR

Made in Brazil, mas mais conhecido pela sigla mesmo, especialmente no mundo do CS:GO, onde a equipe brasileira foi pioneira (fundada em 2002 ainda) e conquistou o título mundial em 2006. A equipe parou, voltou e mais uma vez conseguiu brilhar.

 


 

Termos mais avançados

Lag: quando existe um atraso entre o comando do jogo e o que acontece na tela.

Split: o CBLoL tem dois splits, ou seja, duas etapas em uma mesma temporada ou ano corrido.

Skin: modificações que o jogo permite em uma personagem, seja uma arma diferente, uma roupa.

GG: Good Game, ou bom jogo, ou seja, uma mensagem positiva de algum jogador para outro, algo que deveria ser mais comum.

Ban: esse termo muitos brasileiros já sabem das redes sociais. É quando você é expulso de um jogo, de um grupo por comportamento impróprio.

 


 

Todos podem jogar

O sucesso dos e-Sports não é uma coincidência. Existem competições há muito tempo e aos poucos o cenário foi ficando cada vez mais propício: as gerações mais novas foram tendo contato com os games cada vez mais cedo, a tecnologia foi avançando, permitindo jogos online com pessoas do mundo todo e a opção de jogos aumentou exponencialmente.

E esse potencial não passa despercebido. Daniel Alves falou à Betway, site de eSports bets, sobre a equipe que montou, a Good Crazy, que representará o Sevilla no Campeonato Espanhol virtual de FIFA. Ou seja, estamos falando de um jogador de futebol brasileiro que teve visão, montou seu time que atuará na Espanha representando uma equipe de futebol pela qual ele jogou e tem tradição.

Isso dá a entender o momento atual e o fato que não irá parar por aqui porque o jogo é muito inclusivo, podendo colocar uma criança de 10 anos e um adulto de 50 anos frente a frente em uma disputa de FIFA, por exemplo. Com empresas pesadas patrocinando as competições e os atletas e cada vez mais novidades tecnológicas, os e-Sports vão continuar evoluindo. Agora que você já sabe pelo menos alguns termos, você pode entrar nessa também!

 

Imagens: Pexels.com


  •  
  •  
  •  
  •