Se você tem uma boa ideia e um espírito empreendedor, a criação de uma empresa pode ser a forma mais indicada de conseguir impulsionar a sua vida profissional.

Hoje em dia, as oportunidades são vastas e diversas. As estruturas sociais e laborais, fortemente alicerçadas no mundo digital, convidam você a aproveitar toda a sua motivação e empreendedorismo para criar um negócio de sucesso. As possibilidades são infinitas e a facilidade existente na adoção de um domínio para iniciar a sua atividade no meio online certamente parecerão muito positivas para a realização de sonhos e ideais.

Ainda assim, apesar de todas as vantagens e facilidades oferecidas pelas novas dinâmicas tecnológicas, é importante reconhecer que o meio profissional – principalmente no ramo do e-commerce – também oferece desafios evidentes e que nem sempre são fáceis de ultrapassar. O crescimento no número de lojas virtuais é responsável, hoje em dia, por uma concorrência mais cerrada e que dificulta a integração, a expansão e o sucesso de novos espaços online.

Criar uma empresa de sucesso implica muita motivação, muito esforço e uma grande dose de persistência. Apenas aliando todos estes fatores a uma gestão de marketing inteligente e eficaz se consegue destacar uma empresa online e fazer dela um caso de sucesso.

Apesar de difícil, no entanto, esta tarefa não é impossível. Para criar uma empresa bem sucedida existem passos a seguir. Hoje, vamos conhecê-los:

Alguns passos para criar uma marca de sucesso

O primeiro passo a dar no momento de criar o seu negócio é um bom timing. A data escolhida para o lançamento da marca pode fazer toda a diferença no sucesso potencial da mesma.

Caso o tempo certo seja este e esteja confiante para avançar, procure criar um bom plano de negócios, que considere os rendimentos esperados em prazos entre 1 e 5 anos. Neste, estipule objetivos concretos. Isto ajudará a orientar a sua ação empresarial e contribuirá para que se mantenha motivado.

Escolha um bom nome. Ao criar o nome da sua empresa deve garantir que se preocupa com a sua originalidade, com a sua sonoridade e também com a existência de um domínio de internet que permita um acesso intuitivo ao seu site, blog ou loja online.

Rodeie-se das pessoas certas. Este é um passo muito importante para o sucesso! Avançar para o seu negócio com o sócio certo ou escolher os funcionários mais competentes pode fazer a diferença entre a falência e o sucesso. Mesmo que trabalhe sozinho, não será demais ouvir os conselhos de amigos ou mentores.

Em todo o processo de construção da sua marca deve ainda ter em consideração qual é o seu público-alvo. Isto irá influenciar todos os passos, desde a criação da marca até à própria divulgação da empresa. Por exemplo: seu produto ou serviço é voltado a um público mais jovem? Então, adeque o nome, os objetivos e a publicidade a este grupo, nomeadamente pelo recurso a uma linguagem simples e às redes sociais.

Avalie também a concorrência. Perceba quais as suas ações de marketing, quais os seus produtos e quais os seus preços. Além de esta análise permitir adequar as suas próprias estratégias, ela irá dar-lhe uma melhor noção sobre o estado global do mercado que integra.

Por fim, o último passo (e algo a ser lembrado sempre) quando se cria um negócio é que todo o sucesso demora a ser conquistado. O trabalho árduo irá certamente compensar, mas esta conquista não é imediata. Assim, a motivação tem, também, um papel fundamental.

O papel da inspiração e da motivação ao criar a empresa

Manter-se motivado perante a demora do sucesso pode não ser tão simples como parece e, por isso mesmo, se sentir que está a ficar desmotivado, é importante que contrarie esta tendência.

A energia que despendemos com um determinado trabalho está largamente ancorada no nosso sentimento face a este. Se acreditarmos no potencial de sucesso, torna-se mais provável que nos mantenhamos empenhados, trabalhando de forma mais intensa para a conquista dos objetivos.

Assim, quando se abre uma empresa, é importante que se busque a inspiração necessária para manter a motivação. Seja através de conversas com amigos e familiares, da leitura de livros sobre empreendedorismo, da observação de filmes e documentários sobre casos de sucesso ou até, eventualmente, da procura por frases inspiradoras, o mais importante será que encontre o ponto de equilíbrio que o ajuda a superar as dificuldades e a continuar a lutar pelos objetivos que definiu.

Um empreendedor motivado terá sempre uma ação mais intensa e uma postura mais ativa, que resultará numa melhor probabilidade de vir a ser bem sucedido na sua atividade.

Assim, a inspiração cumpre um papel fundamental na criação de uma empresa.