capsula.treta

Apesar das brincadeiras, bobeiras e besteiras recreativas deste blog, gostaríamos de deixar claro aos caros interlocutores que a nossa real intenção com os artigos publicados no TRETA é a evangelização de jovens através da comunicação subliminar.

Em uma jornada de objetivos meramente espirituais, através de textos, imagens, vídeos e algumas mensagens cifradas, o site convida o seu público a ser sempre o mais razoável possível. E desta vez seremos explícitos o suficiente para atingir até mesmo aqueles “leitores” que jamais chegariam a este parágrafo – quiçá saberiam interpretá-lo.

Resultado de longas reflexões, animados debates e minuciosos registros da secular e tradicional Dinastia Neuman, eis abaixo uma coleção especial de bons conselhos na forma infalível de postais motivacionais – cápsulas de conhecimento avançado que compartilho com nossos nobres leitores num ato ineditamente altruísta para sua auto-ajuda:

aar.fe_

1. Por obra do inevitável, você será obrigado a estar em sua própria companhia até o fim dos seus dias. Portanto, seja sempre aquilo que você verdadeiramente tem vontade de ser – ou procure aproximar-se disto o máximo possível.


 

aar.tempo

2. O verdadeiro capital de um indivíduo, na perspectiva de sua existência, é o tempo que ele dispõe para realizar tudo a que se destina. Cada atividade cotidiana, por mais corriqueira que seja, nos oferece a oportunidade de encontrarmos a plenitude. Basta você não deixar a vida passar batida enquanto tranca seus atos no piloto automático.


 

 aar.prioridades

3. Seguindo a mesma linha de raciocínio, busque ao máximo evitar o desperdício – seja de tempo, de energia, ou de matéria. Foque sua atenção no que verdadeiramente importa e absorva os benefícios do que vier junto no pacote.


 

 aar.olhos

4. Muitas vezes nos conformamos com os padrões estabelecidos e não enxergamos o óbvio escancarado em nossa frente. A mãe do conhecimento é o questionamento. Rejeite os conceitos prévios e tire suas próprias conclusões.


 

 aar.habilidades

5. Se Pelé tivesse nascido na Islândia, dificilmente teria reinado no futebol. Muitas vezes descobrimos um certo talento para coisas que jamais havíamos considerado fazer antes. A melhor forma de encontrar seu verdadeiro potencial é dedicar-se a identificar suas aptidões e verificar o seu desempenho nas mais variadas situações. O medo de cair do cavalo (ou sua ausência) é o que separa os verdadeiros campeões dos frustrados.


 

aar.apoio

6. Viver em sociedade é reproduzir em escala interpessoal a mesma diplomacia empregada por grupos, corporações e nações para se desenvolverem. Por mais que no fim das contas estejamos mesmo sozinhos, somente com alguma ajuda alheia você poderá conquistar tudo aquilo que deseja. Seja político, no melhor sentido, e então terá um bom suporte técnico para enfrentar seus desafios.


 

 aar.jogadas

7. Deixar o acaso tomar conta dos acontecimentos é uma conduta fadada à frustração. Toda missão requer um mínimo de estratégia (do grego strateegia) para dar cabo às suas eventuais dificuldades. Preveja os obstáculos e possibilidades. Se for preciso, ensaie as jogadas mais promissoras.


 

aar.ansiedade

8. O maior inimigo dos gênios e hiperativos é o descontrole emocional trazidos por seus anseios e demandas constantes. A ansiedade é uma constante na vida contemporânea moderna dos dias atuais, especialmente problemática para pessoas que convivem diariamente sob pressão ou exercem funções de grande responsabilidade. Não existe melhor remédio para quebrar o frenesi cotidiano que um bom exercício de respiração, alongamento ou meditação. Escolha sua terapia e relaxe.


 

aar.natureza

9. Na maioria das vezes nosso próprio ego não nos permite enxergar quão insignificante somos perante o universo. Na cartilha da boa etiqueta, o hóspede é que se adequa às regras da casa. Portanto, procure compreender os mecanismos mais complexos da natureza e faça de sua existência um exemplo de harmonia e respeito ao planeta.


 

aar.ridiculo

10. Expor-se ao ridículo é a única maneira de impor-se perante a sociedade e seus ditames hipócritas padronizados. Aquele receio humanamente compreensível de ficar vermelho ante às gargalhadas alheias é um desestímulo à criatividade e à espontaneidade das pessoas.


 

aar.inusitado

11. Pessoas autênticas, que evitam o lugar-comum para frequentar os seus próprios guetos esquisitos, invariavelmente alcançam a atenção do mercado – seja ele qual for.


 

aar.inteligencia

12. Razoabilidade pode ser definida como a arte de inibir impulsos e atos reflexos irracionais em detrimento de uma atitude mais ponderada e estratégica. Desconfie do óbvio, seja exigente consigo mesmo. Aceitar ou replicar opiniões alheias, fazer escolhas impensadas ou recusar-se a enfrentar um desafio por pura preguiça mental são verdadeiras ofensas ao conteúdo da sua caixa craniana. Nivele-se por cima.


 

aar.astral

13. Eu sei que é difícil: às vezes não dá nem pra esboçar um sorriso de canto de boca ou falar qualquer coisa positiva, mas saber contornar as situações complicadas com bom humor e alto astral pode fazer toda a diferença no seu dia.


 

aar.tato

14. A maioria de nós desperdiça milhões de novas oportunidades a cada instante em suas vidas pelo mais inexplicável e incontrolável medo de interagir com os outros. Geralmente as pessoas não mordem, mas ao inverso, gostam de se sentir notadas e queridas. Saber abordar cada interlocutor de forma cuidadosa – como um massoterapeuta tocando a pélvis alheia – é o segredo daqueles que pretendem ser ouvidos.


 

aar.amigos

15. Se você ganhasse na loteria e pudesse fretar um avião só com os amigos mais chegados para uma rave na Ucrânia, quem estaria à bordo? Pois pode ter certeza que mesmo sem a loteria, sem o avião fretado e sem a rave na Ucrânia você e seus amigos podem se divertir tanto ou mais numa singela tarde de domingo. Já jogou Imagem & Ação?


 

aar.vitorias

16. Celebrar uma conquista, declinando salvas de gratidão a Deus, à família, aos amigos, ao acaso, ou a si mesmo, é comprovadamente uma forma de encharcar o cérebro e seus neurotransmissores com substâncias que nos conduzem à sensação de plenitude.


 

aar.encrenca

17. Os problemas estão em toda parte e cruzam nossos caminhos a todo momento. Geralmente basta um olfato mais apurado para perceber à distância quando há algo de podre no ar. Use seu faro, sua intuição ou seu Sentido Aranha, mas esforce-se para estar sempre alerta e manter a cabeça em cima do pescoço.


 

aar.sucesso

18. A conquista de objetivos intermediários pode nos conduzir a um certo desleixo, ou a uma conduta ligeiramente egocêntrica perante os demais. A inveja alheia exige que sejamos leais aos nossos princípios e pressupostos, mas uma boa dose de autocrítica não faz mal a ninguém.


 

aarideais

19. Você pode mudar de time, de partido, de religião ou de orientação sexual. Mas não jogue as lições que depreendeu ao longo da própria experiência pelo ralo. Persiga a sua verdade, seu estilo de vida, as coisas que te fazem feliz. Pois se a teimosia é um defeito de personalidade tolerável, a mediocridade é um bilhete só de ida para o ostracismo e a solidão.


 

 

aar.luz

20. Auto-ajuda cheira sempre a um pouco de demagogia e pilantragem. Não existe conselho ou fórmula secreta para se conquistar qualquer coisa que seja. A maioria das pessoas deixa-se envolver pelos problemas de tal forma que não conseguem enxergar o óbvio, projetar um ideal e viver em outro nível de consciência. Ou se entregam aos lobos psicológicos e pregadores baratos do capitalismo para adquirir um manual mal-escrito de regras sobre a vida, ou simplesmente vegetam em nossa civilização sem acrescentar absolutamente nada de produtivo à humanidade.

Pois até mesmo os vegetais recorrem à luz.

Nada sobrevive na obscuridade. Sabedoria, serenidade, razoabilidade e bom senso são posturas invariavelmente relacionadas com inteligência. Esclareça-se!


 

25 comentários