Enquanto a temporada 2018 do #TretaTalks vai sendo bolada, com estreia marcada com precisão para “ainda em janeiro”, aproveito o resto de clima de férias que ainda resta no ar para recomendar mais uma vez um destaque absoluto na podosfera brasileira, que não poderia passar sem registro.

Fazendo aquela retrospectiva relâmpago,  a gente já ensinou aqui no site como assinar e ouvir um podcast, compartilhamos nossa experiência e dicas valiosas de como fazer o seu próprio podcast e até descemos pro play com um baralho do barulho: o Super Trunfo de podcasts brasileiros. Isso sem contar que temos um episódio inteiro do nosso podcast falando sobre podcasts!

Saindo da bolha dos mais populares e explorando novos formatos, há alguns meses listamos 10 podcasts brasileiros de áudio drama para sair da mesmice e agora tenho a satisfação de recomendar uma lista com todos os episódios especiais de podcasts brasileiros que misturam audiodrama com uma partida de RPG.

O resultado são histórias maravilhosas, que ainda são sonorizadas para maior imersão, e valem a auscultada mesmo para quem nunca jogou RPG.

Ouça de fones de ouvido e dados nas mãos:

Nerdcast – Trilogia Ghanor

A primeira incursão de um podcast brasileiro popular no universo RPGzístico trouxe Jovem Nerd, Azaghal, Carlos Voltor, JP, Eduardo Spohr, Tucano, Rex e Afonso Tresdê, disputando uma partida de RPG recheada de clichês do gênero, com personagens inusitados numa aventura desbravando tavernas, florestas e calabouços para resgatar uma princesa.

Clique sobre as imagens para ouvir cada episódio:

Especial RPG 1 – O Bruxo, a Princesa e o Dragão

 

Especial RPG 2 – O Duque, a Rosa e o Beholder

 

Especial RPG 3 – O Corvo, a Periguete e o Bucentauro

 

Tabuleirômetro:

      

 


 

Nerdcast – Triologia Cyberpunk

Nesta nova partida ambientada em um futuro distópico, Jovem Nerd, Azaghal, Carlos Voltor, JP, Tucano, Rex e Afonso Tresdê, encarnam um grupo de mercenários peculiares da metrópole Delta City, no ano de 2119 , enquanto planejam um grande assalto.

Clique sobre as imagens para ouvir cada episódio:

RPG Cyberpunk 1: O Grande Assalto

 

RPG Cyberpunk 2: O Passageiro do Futuro

 

RPG Cyberpunk 3: Estrada para o inferno

 

Tabuleirômetro:

            

 


 

Nerdcast – Triologia Call of Cthulho

Com apenas dois episódios publicados até agora, a saga inspirada no RPG Call Of Ctchulho se passa na Europa, em 1936. Jovem Nerd, Azaghal, Tucano, Rex, Carlos Voltor e Afonso Tresdê, ineditamente mestrados por um convidado (Leonel Caldela), participam de uma confraria de veteranos da Primeira Guerra Mundial, que se reúne para confraternizar e acaba se envolvendo em uma obscura e insana aventura.

Clique sobre as imagens para ouvir cada episódio:

RPG Call of Cthulhu 1: O mistério de William Faraday

 

RPG Call of Cthulhu 2: O horror do Necronomicon

 

Tabuleirômetro:

         

 


 

Não Ouvo – Saga “Segura a Mãe”

Em tom satírico, o Não Salvo apresenta em seu podcast a primeira partida brasileira de RPJ, com Cid Cidoso, Braian Rizzo, Igor Seco e Luide (que nunca tinham jogado RPG na vida), mestrados por Guilherme Afonso. A bancada se transformou nos membros de uma autêntica família brasileira, vivendo aventuras sem precedentes durante as comemorações do natal e do carnaval.

Clique sobre as imagens para ouvir cada episódio:

Especial RPJ 1 – Natal

 

Especial RPJ 2 – Carnaval

 

Tabuleirômetro:

            

 


 

Não Ouvo – Saga “O Digital Influencer”

Continuando a brincadeira do RPJ, Cid Cidoso, Braian Rizzo, Igor Seco, Luide e Guilherme Afonso retornam para os dados agora no universo das webcelebridades, contando a história de um moleque aspirante a youtuber, sua pobre mãe, e uma constelação de influenciadores digitais.

Clique sobre as imagens para ouvir cada episódio:

Especial RPJ 1 – O D1G1T4L 1NFLU3NC3R #01

 

Especial RPJ 2 – O D1G1T4L 1NFLU3NC3R #02

 

Tabuleirômetro:

      

 


 

Dragões de Garagem – A Montanha, o Dragão e a Girafa

O podcast de divulgação científica Dragões de Garagem celebrou seu aniversário de 4 anos em 2016 com um especial RPG digno de entrar pra esta lista. No tabuleiro, Victor Caparica, Lookão, Luciano Cupim, Daniel Capua, Bárbara, Patrick e Estrela partem em uma aventura cheia de referências clássicas do gênero,  mas envolvendo principalmente o universo metalinguístico do podcast.

Especial RPG – A Montanha, o Dragão e a Girafa

 

Tabuleirômetro:

      

 


 

Outro podcast de comédia, o Decrépitos, realizou uma partida de RPG ao vivo no YouTube,  que está sendo editada e sonorizada para ser publicada no feed. Quem sabe qualquer hora a gente não faz aqui no #TretaTalks

Vale mencionar também podcasts brasileiros dedicados exclusivamente ao universo RPG, que realizam seus próprios gameplays, como o Podstoria, o QuestCast e o RPG Next.

E pra quem gosta mais da parte da história do que do jogo, recomendo sempre o 1986, claro!

 

CLIQUE AQUI para ver outros posts sobre podcasts aqui no site!