O Blog Action Day (em tradução livre: “Dia da Ação dos Blogs”) foi mais uma campanha inspirada no mundialmente divulgado EMO DAY. O problema é que o combinado desta vez era participar no dia 15/10, vulgo “ontem” – para vocês que já dormiram na segunda e acordaram na terça.

Pra não dizerem que o TRETA não seria cara-de-pau o suficiente para participar de um meme com prazo de validade vencido:

Peder prazo faz parte do ofício blogueiro humano. Coisas da profissão. Mas a causa é nobilíssima, ainda que um tanto batida: o meio ambiente.

É sempre meio constrangedor tocar nesse assunto, mas sou daqueles que realmente acreditam que pequenas decisões dentro do meu dia podem fazer a diferença. Na verdade “fazer a diferença” nem é o que realmente importa. Importa fazer o que é certo. Importa fazer as coisas sempre do modo que você acha que seria ideal se todos também fizessem.

Desligar uma lâmpada acesa à toa, jogar a porra do lixo dentro de uma lixeira, não fumar em ambientes fechados, tratar todas as pessoas com respeito e gentileza, denunciar todo e qualquer preconceito (inclusive os seus próprios), fazer um link de referência para um colega de profissão… São coisas que você deve fazer sem se preocupar se aquela atitude isolada vai reverter ou influir nos erros do mundo. São coisas que você deve fazer porque você sabe que se todos fizessem o mesmo viveríamos num mundo absolutamente melhor.

Isso se você acredita que pode haver um mundo melhor. Eu acredito. E numa internet mais recíproca. A despeito de qualquer crítica a qualquer pessoa, penso que a responsabilidade por essas coisas não é daqueles poucos que não conseguem enxergar o óbvio, mas daqueles que vêem o certo, sabem o que é o certo e ainda assim se permitem fazer o errado por desleixo.

A responsabilidade é minha mesmo. E sua também. Fazer um mundo melhor e mais recíproco em todos os aspectos é responsabilidade de cada um. Do escritor e do leitor, do traficante e do usuário, do capitão do BOPE e do apresentador de televisão mauricinho, do diretor de cinema e do vendedor de DVDs piratas.

Cada um sabe como transformar a realidade que os cerca. Eu tento fazer a minha parte a cada dia. Ainda que às vezes eu perca um prazo.

Paz do Senhor!