Faz algum tempo que abrimos espaço no blog para divulgar a causa do abandono de filhotes, as instituições que acolhem estes animaizinhos e o projeto . Agora, neste final de ano, é necessário falar sobre o assunto mais uma vez.
Nem o espírito natalino é capaz de camuflar a pior época para a proteção animal. Passam os anos, mudam os focinhos, mas o drama é sempre o mesmo. São milhares de cães e gatos que “ganham de presente” o abandono e a negligência de seus tutores durante as festas e as férias de início de ano.
Os números são assustadores. Um levantamento feito pela Associação Humanitária de Proteção e Bem Estar Animal apontou um crescimento de 70% nos emails e telefonemas relacionados ao abandono de animais entre os meses de dezembro e janeiro, em comparação a outros meses.
Períodos de férias são épocas em que as ONGs destinadas ao amparo de animais enfrentam as piores dificuldades. Os pedidos de ajuda, principalmente os do tipo "Tenho um animal, o amo muito, mas não posso continuar cuidando dele" (!) ou "Abandonaram um animal próximo a minha casa", aumentam consideravelmente, resultado da irresponsabilidade de quem se vê diante de uma irrecusável viagem de férias e, não tendo onde deixar seu pet, rapidamente pensa em doá-lo. Aliado a isso, as colaborações diminuem, também reflexo do período de muitos gastos.
Nada justifica o abandono (crime previsto em lei), afinal, o tutor responsável deve planejar e incluir o animal em todos os momentos de sua vida, mas para ajudar os milhares de cães gatos abandonados a criou a campanha que vai ajudar as ONGs e protetores de animais em dobro:
Para participar é só você acessar o site escolher a ONG ou Protetor que quer ajudar e fazer sua doação. Para cada 1kg de ração doada a Max vai dar mais 1kg! Faça sua parte para deixar o Natal de muitos animais mais feliz!