Felipinho

Diz o ditado do título que a pequena trapaça estudantil não compensa. Que atire a primeira pedra quem nunca espiou uma resposta do colega ao lado ou nunca deixou um resumo do conteúdo em algum lugar de fácil acesso na hora de prestar um exame.

A cola pode ser considerada uma instituição com CNPJ próprio na vida estudantil e acadêmica de todos os estudantes ditos “normais”. Excetuam-se à regra – é claro – os nerds, os CDFs e os demais cabeçudos sem vida sexual não-individual.

Só é um pouco demais abrir o jogo sobre suas artimanhas em pleno Orkut:

Como bom estudante que sempre fui (tão bom que cursei a oitava série três vezes só pra ter certeza de que tinha aprendido tudo), defendo a tese de que uma cola bem preparada é quase um estudo pro vestibular. Você fica ali, anotando em micropapeizinhos um resumão da matéria, preocupado em não ficar sem resposta para nenhuma pergunta, e acaba decorando tudo o que precisa saber na hora “H”.

E para dar uma mão aos espertinhos de plantão, o TRETA traz abaixo o download de um maravilhoso software gerador de colas. O Chuletator é um programa que prepara qualquer texto para ser impresso em letras miúdas naqueles pequenos pedaços de papel, e pode muito bem ser substituído por qualquer editor de textos com opção de escolha do tamanho da fonte.

Apesar disso, é sempre bom poder contar com a ajuda da informática na hora de optimizar seus estudos. Use por sua conta e risco:

EMChuletator.zip
EasyShare | Freeware (gratuito) | 1,13 MB

No dia em que as provas efetivamente medirem a capacidade intelectual do estudante, a cola perderá, enfim, sua razão de ser.