Quem não chora, não mama


Pra quem ainda não sabe, o TRETA nasceu em 26 de novembro de 2005 e saiu do ar – por motivos judiciais – em outubro de 2006. Nesse um ano de vida muita coisa aconteceu: aprimoramos a nossa logomarca, mudamos de layout três vezes, comemos algumas fãs, recebemos boas recomendações da imprensa especializada e, principalmente, fizemos bons contatos e parcerias com alguns dos principais blogs da internet brasileira.

Sites de peso como Jacaré Banguela, Sedentário & Hiperativo, Querido Leitor e Ueba chegaram a estampar o link do TRETA mais de uma vez em suas páginas. Não foi à toa que chegamos a atingir nessa época uma média crescente de 3.000 visitantes individuais diários.

(A primeira logomarca do TRETA homenageava o finado gato Sansão)

Em junho de 2007, por pura falta de juízo e vontade de aparecer, decidimos relançar o site. Com nova logo, novo layout, novas seções e a velha disposição para o crime, estava no ar o TRETA 4.0! O problema, contudo, era que todos os antigos leitores já nem lembravam mais da nossa existência. O que fazer então? O jeito foi apelar. Disparamos um constrangedor e-mail aos nossos velhos parceiros pedindo humildemente uma forcinha na divulgação do nosso retorno e esperamos pra ver o que ia rolar.

E não é que deu certo? Confira nosso gráfico de visitação da última semana:

Sexta-feira, recebemos três poderosos jabás que deixaram mamãe muito orgulhosa. O primeiro veio do ultra-mega-visitado Jacaré Banguela:

(Pode chamar de vadio, mas é Ivo Neuman, ok?)

Outro partiu do igualmente sensacional Pilândia:

(“Compare preços de Tomadas” foi algo que realmente me emocionou)

E este último, quem diria, veio diretamente do site da Coca-Cola, devido à cobertura TRETA na gravação do Estúdio Coca-Cola no Espírito Santo:

(Daqui a pouco vão começar a nos chamar de “traidores do movimento”)

Visto o exemplo acima, temos de reconhecer que não há nada mais impressionantemente eficaz em termos de divulgação que um link bem-posicionado. Os blogs, como publicações – geralmente – independentes e sem caixa para gastar com campanhas tradicionais, deveriam largar mão de miséria e abrir o href para as suas leituras preferidas.

Por isso mesmo, a partir dessa semana iremos publicar periodicamente os nossos blogs favoritos, na capa e na seção de mesmo nome no menu aí do lado, com uma bela e sincera resenha, além do devido link – é óbvio.

Outra novidade é a lista de DELATORES que você confere na coluna à esquerda, trazendo em ordem de volume de backlinks os blogs e sites onde o TRETA aparece sugerido de alguma forma. Nada mais justo.