Os últimos anos foram marcados pela rápida expansão do home office no Brasil e no mundo – a possibilidade de trabalhar remotamente através das tecnologias digitais se tornou uma necessidade durante o período de pandemia, e mesmo após a normalização do cotidiano, muitas empresas ainda se beneficiam do regime de trabalho remoto total ou híbrido. Na verdade, há projetos e companhias inteiras que atualmente não dispõe de escritórios e equipes presenciais – economizando ao evitar as despesas associadas a manutenção deste tipo de espaço.
O home office oferece uma série de vantagens e desvantagens que precisam ser equilibradas pelos empregadores, gerentes e trabalhadores, em especial, desafios quanto ao uso correto das ferramentas de trabalho, equilíbrio entre tempo livre e tempo produtivo, saúde mental, e a colaboração com colegas, merecem atenção redobrada. Dados de 2023 publicados pela ExpressVPN mostram que grande parte dos funcionários despende um percentual alto de seu tempo em home office utilizando o computador em tarefas que não são produtivas ou importantes para sua função – no entanto, atualmente, existem diversas alternativas que podem tornar o trabalho remoto uma experiência muito mais produtiva e, ao mesmo tempo, menos cansativa e mais eficiente para o trabalhador.
Essa é uma das promessas de tecnologias como o ChatGPT, que dominaram os noticiários das últimas semanas. Agora, com novas alternativas disponíveis no mercado, é possível criar sua própria versão poderosa, gratuita e independente do ChatGPT para executar durante o home office. Confira.
O que é o ChatGPT?
As tecnologias de inteligência artificial passaram por diversas mudanças ao longo das últimas duas décadas de avanços computacionais, mas raramente eram notadas de forma tão direta pelo público em geral. O lançamento do ChatGPT, pela OpenAI, transformou esse cenário de forma imediata e brusca: o sistema utiliza redes neurais artificiais e um banco de dados para treinamento extensivo, e é capaz de gerar texto extremamente convincente e natural em formato conversacional. Em palavras mais simples, o ChatGPT é uma ferramenta que permite conversar com uma inteligência artificial como se um humano estivesse do outro lado – é possível pedir para que o ChatGPT resuma textos e notícias, escreva emails, conte piadas, escreva código de programação, explique uma publicação científica, ensine uma criança a resolver uma tarefa de casa, entre milhares de outros usos.
Após seu lançamento o programa gerou uma grande movimentação nas redes sociais e gerou debate entre especialistas de diversas áreas – muitos questionaram imediatamente a ética do serviço, já que alunos utilizaram o ChatGPT para resolver provas online em faculdades, plagiar artigos para sites de notícias, e até mesmo publicar livros escritos inteiramente pela ferramenta. Os resultados são tão reais que, em muitos casos, é impossível reconhecer a diferença entre um texto feito à mão e o produzido pela máquina. Em contrapartida, empresas como a Microsoft e OpenAI oferecem uma visão mais inteligente da ferramenta: o ChatGPT deve ser visto como um assistente para facilitar e complementar o trabalho de um humano, não substituindo sua inteligência.
No ambiente de trabalho, especialmente remoto, o ChatGPT é uma ferramenta extremamente conveniente, poderosa e válida, desde que seu uso respeite o equilíbrio da ética e o usuário reconheça as limitações do serviço: o ChatGPT não é capaz de realizar raciocínio lógico ou matemático, e por não possuir conhecimento perfeito sobre o mundo real, frequentemente fornece informações falsas ou mentirosas – ou seja, não deve ser utilizado para pesquisas. No entanto, sua força pode ser aplicada para transformar a produtividade no home office:
- Agilize a escrita de emails e resumos: o ChatGPT pode ser utilizado para escrever e atualizar automaticamente emails, relatórios e resumos periódicos que sigam sempre a mesma estrutura, mas não costumam exigir criatividade. Assim, sua atenção pode voltar ao trabalho e pensamento crítico, deixando o GPT escrever as porções repetitivas.
- Supere a falta de inspiração: se você está trabalhando em algum texto importante mas não está conseguindo escrever uma frase do jeito que deseja, ou se não encontrou o título ideal para seu conteúdo, o ChatGPT é capaz de fornecer sugestões excelentes e consistentes, apropriadas ao contexto, de forma imediata.
- Crie códigos e automatizações: o ChatGPT é capaz de criar códigos e scripts para todo tipo de plataforma – por exemplo, é possível pedir para que o ChatGPT escreva a função do Excel que fará exatamente o que você precisa em uma planilha, ou um código em Python que servirá como base para seu novo aplicativo ou jogo.
- Solucione problemas passo a passo: o ChatGPT é capaz de encontrar soluções e fornecer explicações detalhadas quando recebe a descrição de um problema. Por exemplo, o GPT pode gerar instruções para que um usuário diagnostique e resolva um problema no computador que estava impedindo a câmera de funcionar corretamente.
Existem milhares de outros usos inteligentes da ferramenta no cotidiano do trabalho – no entanto, há limitações para usuários comuns: o ChatGPT não escreve textos grandes, possui inteligência reduzida, e pode se tornar indisponível para quem utiliza o serviço gratuitamente – uma assinatura mensal em dólares é necessária para desbloquear a versão completa. Já a alternativa equivalente da Microsoft, capaz de funcionar dentro do Microsoft Office e do Microsoft Teams, ainda está em fase de testes e poucas pessoas possuem acesso à ferramenta. No entanto, a boa notícia é que uma solução surgiu para permitir uso livre e sem restrições do poder da inteligência artificial para qualquer usuário.
Uma versão grátis e sem limitações: GPT4All
Enquanto soluções de empresas como a Google e Microsoft ainda não estão disponíveis, e o ChatGPT da OpenAI é repleto de limitações e custos associados, muitos usuários sentiram falta de uma alternativa realmente livre e acessível. Para muitos, a inteligência artificial só possuirá existência ética se for amplamente disponível e democrática – e foi à partir desse ponto de vista que o projeto GPT4All foi desenvolvido e lançado por voluntários.
Disponível em sua página oficial no GitHub, o GPT4All pode ser baixado gratuitamente para computadores com Windows, macOS ou Linux, e sua grande vantagem é que o programa é executado inteiramente no computador do usuário – ou seja, diferentemente do ChatGPT que funciona através da internet e é limitado por sua empresa responsável, o GPT4All foi treinado utilizando algoritmos e bancos de dados livres de direitos autorais, e todo o código é executado em tempo real em seu computador – isso significa que o programa é gratuito, livre para responder quaisquer solicitações do usuário, e pode funcionar até mesmo sem conexão à rede.
Sua desvantagem é o uso de recursos da máquina, ou seja, ao calcular uma resposta a uma pergunta o computador precisará usar bastante memória e processamento – em laptops a duração da bateria pode ser menor, e o tempo para que cada resposta apareça na tela dependerá da potência do computador. No entanto, com instalação extremamente rápida e fácil, e interface amigável, o GPT4All é ideal para servir como assistente pessoal sempre aberto durante o trabalho remoto – respondendo dúvidas rapidamente, resumindo conversas e emails, e gerando frases criativas, a inteligência artificial promete melhorar a produtividade no trabalho ao passo que diminui as dores de cabeça para os trabalhadores, e agora, sua acessibilidade é ainda maior.