O polêmico e estupendo carteado oficial da blogosfera, entre outras coisas, foi responsável por entupir a caixa postal do TRETA com os mais estúpidos e inconvenientes questionamentos.

Além de 532 pedidos de confecção de novas cartas, muitos e-mails repetiam dúvidas recorrentes, às quais pretendemos esclarecer de uma vez por todas com este imprescindível F.A.Q. temático.

Sem mais delongas, vamos às perguntas:

1. Como vocês foram capazes de esquecer o blog (…) da lista?
Nós fizemos, literalmente, uma centena de cartas, cada qual representando um blog específico que tivemos de analisar criteriosamente sob o aspecto dos quesitos LAYOUT, TEXTOS, ORIGINALIDADE, INFLUÊNCIA e PARANÓIA ADSENSE. Mesmo sendo em maioria blogs que já conhecíamos e visitávamos com freqüencia, deu um trabalho monstro. Se o seu blog não apareceu no baralho é porque realmente não conhecíamos – ou porque ignoramos solenemente. Nem que o carteado tivesse 500 cartas deixaríamos todos os blogueiros e aspirantes contentes. A solução é seguir tocando e aguardar o seu blog ser avaliado na nossa seção que vai comentar uma carta de destaque – inédita ou não – a cada semana.

2. Mas e o Jovem Nerd? Como vocês puderam cometer a atrocidade de deixar o Jovem Nerd de fora???
É. Se a voz do povo é a voz de Deus, nós estamos fudidos. Segue aí um link pra ver se alivia nossa barra no Julgamento Final: www.jovemnerd.com.br

3. Vocês vão fazer novas cartas?
Sabe ler? Acabei de dizer aí em cima que agora iremos publicar toda semana os nossos comentários sobre uma carta, inédita ou não, que represente algum blog de destaque. E outra: o arquivo principal com o baralho completo será mantido atualizado com os novos dados e as novas cartas que eventualmente forem surgindo. Satisfeito?

4. Como eu faço pra vocês avaliarem o meu blog?
Simples. Faça como os outros 532 blogueiros: envie o link do seu blog no formulário de contato ou através do e-mail [email protected], listando pelo menos um bom motivo pra nos fazer ter o trabalho de te visitar e respondendo a frase “Qual é o blog que te enfia no baralho?”

5. Vocês vão disponibilizar o arquivo matriz das cartas em PSD?
Arquivo matriz? PSD? Ficou louco? Todas as cartas do Super Trunfo Blogs foram pintadas a mão por escravas lésbicas da antiga Eslovênia. Com tinta guache semi-sintética antialérgica.

6. E esse tal gerador online de cartas?
O gerador de cartas do Super Trunfo Blogs é uma iniciativa não-oficial e não-autorizada do astuto Pablo Dias. O louco fez o código da parada em menos de 15 minutos e agora se comprometeu conosco a desenvolver um gerador oficial, bonitinho e cheio de guéri-guéri, pra ver se a gente desiste de processá-lo. Estamos pensando no assunto.

7. Vocês vão disponibilizar uma versão das cartas em alta resolução para impressão?
Sim. Assim que a Grow nos contratar pra fazer isso. Por hora, bota o baralho em baixa resolução mesmo pra rodar na sua impressora matricial que vai ficar supimpa.

8. Quanto vocês ganharam com essa brincadeira?
A média diária de visitantes únicos do TRETA saltou de 1.500 pra 4.500, com um pico de quase 13.000 no dia 11 de setembro. O número de assinantes do nosso feed também cresceu de 220 pra 510, a nossa autoridade no Technorati pulou de 93 pra 210 e, fora isso, ganhamos a atenção e a publicação de quase todos os nossos ídalos supremos da blogosfera. Agora, dinheiro mesmo não ganhamos nem um centavo. E ainda não comemos ninguém. Ainda.

9. Por que vocês penalizaram o Kibe Loco e o Acidez Mental com uma nota “0” em originalidade?
Apesar de serem blogs de incontestável sucesso e dois dos pioneiros da blogosfera, a Junta Avaliadora de Plágios e Gambiarras do TRETA decidiu ceder aos lamentos da massa blogueira e punir ambos com a nota mínima nesse critério devido a relatos fundamentados de ocorrências lamentáveis envolvendo postagens “inspiradas” em outros blogs sem o devido link de referência. Aliás, um link no KibeLoco anda mais caro que um metro quadrado no centro de Tóquio.

10. Além das indicações semanais vocês tem novos projetos envolvendo o Super Trunfo Blogs?
Uma renomada empresa paulista de web development está nesse exato momento debruçada sobre a prencheta de trabalho desenvolvendo um webgame online em Flash baseado no baralho do TRETA. A previsão para o lançamento é ainda nesta semana. Aguardem!

Então é isso. Se ainda resta alguma dúvida cruel nessa sua cabecinha de vento, não se faça de rogado. Um e-mail a mais ou a menos não vai fazer muita diferença mesmo…