De vez em quando, entre tantas coisas absolutamente inúteis que postamos aqui no blog, a gente dá uma colher de chá pros leitores com algum tipo de utilidade pública. Uma de nossas preocupações constantes, claro, é fornecer dicas pros usuários de informática e tecnologia (para que assim eles possam acessar o TRETA sem problemas). E um dos aspectos mais importantes da vida de quem lida com este universo é a segurança.

Outro dia percebi que todos os links de todos os sites que eu entrava, em todos os navegadores instalados no meu computador, estavam direcionando para uma nova aba com promoções suspeitas de lojas ainda mais suspeitas. O primeiro passo para resolver é assumir que você tem um problema e, definitivamente, aquilo era um. Ponto pro time dos tiozões que não usam muito a internet porque têm medo de “pegar vírus”. E olha que eu nem acesso pornografia no PC (no máximo uma olhadinha rápida no Tumblr e no Efukt).

Pra me livrar da encrenca tive que desinstalar programas, extensões dos browsers, e passar o “scanner” de alguns softwares de segurança, como anti-vírus, anti-spyware e outros que ajudam a melhorar o desempenho do seu computador (no meu caso, rodando Windows).

Como legado da experiência, ficou a lista com tais programas usados para fazer uma faxina virtual, a qual tenho o prazer de compartilhar com vocês abaixo:

Revo Uninstaller

Antes de qualquer outra providência, quando temos um problema no sistema operacional geralmente a gente costuma abrir a lista de programas instalados para verificar se existe algum aplicativo suspeito recém-adicionado. Como o instalador/desinstalador nativo do Windows é uma bela bosta, recomendo o Revo para remover qualquer programa de forma segura, eliminando ainda aqueles arquivos adicionais de configurações e entradas inválidas de registro que ficam poluindo o sistema operacional após a desinstalação tradicional.

Comodo Firewall

Outra providência importante e extremamente simples para evitar problemas é a utilização de um firewall, espécie de “filtro” da conexão, responsável por estipular as políticas de acesso aos seus componentes e proteger o PC em tempo real de qualquer ameaça virtual, seja vírus, spyware, malware, rootkit ou trojan. Para a função indico o Comodo Firewall, significativamente mais confiável do que a ferramenta nativa da Microsoft (alguns chegam a dizer que é “praticamente impenetrável”).

Anti-Malware

Muitos softwares maliciosos passam despercebidos pela verificação da maioria dos anti-vírus disponíveis no mercado, seja por não possuírem características de vírus de computador, seja por terem sido lançados há pouco tempo. Uma das soluções recomendadas é a instalação de um programa anti-malware, como o da empresa especializada Malwarebytes, que realiza proteção ativa em tempo real contra este tipo de ameaças.

Team Viewer

Contudo, mesmo com todo aparato para limpar e dedetizar o computador, às vezes ainda precisamos de uma ajudinha externa, de alguém um pouco mais entendido do assunto. Para conectar o computador com problemas deste alguém (que inclusive pode ser você mesmo) geograficamente distante, recomendo este programa de acesso remoto. Com ele é possível acessar à distância computadores de qualquer lugar. Basta instalar e configurar uma senha.

Baidu PC Faster

A Baidu, empresa de tecnologia mais conhecida por seu antivírus onipotente e onipresente, decidiu se redimir com o público pelos downloads insistentes e lançou uma grande campanha de atendimento e recompensas aos seus usuários. E uma das boas iniciativas apresentadas pela marca é este programa para melhorar a performance de computadores que apresentam certa lentidão pelo tempo de uso (basicamente isso acontece porque restos de códigos e alterações típicas do uso no dia a dia do Windows prejudicam a performance do sistema operacional).

Com um só clique, o usuário pode restaurar o Windows para sua configuração original, removendo restos de códigos e desligando a “inicialização automática” de softwares que retardam o boot da máquina. Outra função extra inesperada do PC Faster é permitir transformar a placa de rede do seu computador em um roteador Wi-Fi, para acessar internet fornecida por cabo de rede pelo seu celular ou tablet.

CLIQUE AQUI para baixar gratuitamente o programa!


 

41 comentários