Clique para mudar

Todo mundo sonha com um mundo melhor, mas quantos será que estão dispostos a colocar em prática as idéias de sustentabilidade que se discutem todos os dias?

Photopodborka_004

Uma pequena atitude

Cidadão instruídos que somos, todos nós sabemos os benefícios de poupar os recursos naturais, reaproveitar e reciclar os materiais, preservar a natureza, dentre tantas outras bandeiras da consciência ecológica e da retórica da sustentabilidade sócio-ambiental. Costumamos nos ultrajar com o mar de dejetos e lixo que invade a paisagem urbana mas não enxergamos com o mesmo rigor quando é a nossa própria mão que abandona um papel pela rua.

As coisas só mudam de figura quando a gente começa a prestar mais atenção em certos desleixos que quase sempre nos escapam, mas que podem provocar terríveis consequências numa proporção coletiva. Ninguém vai evocar o Capitão Planeta do dia pra noite, mas da vigilância à virtude, essa nova postura se transforma em hábitos saudáveis automaticamente incorporados ao cotidiano.

Uma grande ferramenta

A segunda fase histórica da internet, conhecida como “web 2.0”, vem dando reconhecimento à rede mundial de computadores como responsável por uma verdadeira revolução da informação, cuja efetividade vem se evidenciando cada vez mais e permitindo que todos imaginemos grandes transformações sociais, culturais, econômicas e políticas, no curso da civilização. O núcleo dessa transformação parte do princípio de que a coletivização organizada de indivíduos pode conquistar grandes façanhas.

Se no passado, os entes sociais se organizavam em clubes, igrejas, associações e partidos, hoje em dia cada cidadão pode se reunir com quaisquer outros através de uma máquina doméstica conectada a uma rede mundial.

Nos últimos anos, mesmo pessoas que jamais pensariam utilizar um computador para o que quer que fosse, descobriram que ali poderiam encontrar seus próprios e novos amigos para conversar e dividir textos, imagens, vídeos e outros materiais de interesse comum. O que ainda hoje muitos sequer desconfiam, é que estas diversas ferramentas sociais da internet podem efetivamente mobilizar multidões em busca de objetivos coletivos das mais variada dimensões de relevância.

Um movimento global

O mundo contemporâneo dá mostras diárias da própria fragilidade e as pessoas então
começam a perceber que toda transformação somente é possível com o envolvimento do
maior número possível de indivíduos. O fluxo de informações da atualidade permite que os
problemas por que atravessa a humanidade sejam expostos à população, e provoca o
surgimento de diversas bandeiras em busca de novos engajados.

Um dos reflexos deste fenômeno é o surgimento da figura do “ativista de sofá”,
designando aqueles indivíduos que defendem publicamente certas causas sem um maior
envolvimento prático com as questões propostas. O engajamento virtual de cada um pode mobilizar de verdade um grande número de pessoas para ideias e atitudes positivas. Cada ação individualizada vibra na mesma direção de um movimento global inequívoco.

Se você tem consciência de que é preciso exercer seu papel para fazer a diferença no mundo que pretende deixar às próximas gerações, conheça uma nova ferramenta para você começar a mudar de atitude também no ambiente virtual:

AMBIENTE.PV

O site Ambiente PV reúne ativistas (e otimistas) de todos os cantos da internet para comprovar que com algumas pequenas novas atitudes é possível fomentar um movimento mundial. Daí a pergunta na página inicial: o que você está fazendo para mudar o mundo?

Para ilustrar a singeleza da proposta, toda divulgação da causa feita na internet por outros sites e blogs terá seus cliques convertidos simbolicamente em centavos, para financiar uma ação ambientalista a ser votada através do site e executada pelos seus próprios membros, no mundo off-line. Todos podem opinar e participar.

Cadastre-se na rede social verde e compartilhe agora mesmo as suas idéias!

– – –

E também acompanhe o movimento no Flickr, Twitter, YouTube, Facebook e Orkut.


 

2 comentários