A forma como estudamos História na escola talvez seja responsável por certas impressões erradas que costumamos construir sobre a linha do tempo da civilização. É tanta informação para absorvermos sobre o passado que muitas vezes não damos conta de estabelecer a correta compreensão do todo.

Segue abaixo uma lista de curiosidades históricas surpreendentes (transcrita deste artigo espetacular dos nossos comparsas do Papo de Homem) para comprovar alguns equívocos do senso comum:

Star Wars estreou nos cinemas em maio de 1977. A última execução por guilhotina ocorreu em 10 de setembro do mesmo ano, em Marselha.

O Estegosauro viveu há cerca de 150 milhões de anos, enquanto o T-Rex viveu há 65 milhões de anos. O dinossauro grandão e famoso no Jurassic Park foi aparecer só 85 milhões de anos depois do pequenino aí que ninguém conhece, logo, estamos mais perto — na linha do tempo — de um dinossauro do que dois deles que viveram em períodos diferentes.

A espécie humana tem vivido na Terra há apenas 0,004% da história do planeta.

Enquanto a maioria dos mamutes morreram há 10.000 anos, uma pequena população sobreviveu até 1650 aC. Por esse ponto, o Egito estava a meio caminho de seu império, e as Pirâmides de Gizé já tinham mil anos de idade.

As Grandes Pirâmides foram construídas cerca de 2560 aC, enquanto Cleópatra, a última rainha da dinastia Ptolomeu, viveu por volta de 30 aC. A primeira Pizza Hut abriu em 1958. Com isso, ela esteve há mais de 2.500 anos da construção pirâmides e 1988 de um pedaço de pizza.  Uma diferença de pouco mais de 500 anos.

Harry, Albert, Sam e Jack Warner abriram seu primeiro teatro, o Cascade (New Castle, Pensilvânia), em 1903. Enquanto isso, o Império Otomano se estendeu de 1299 a 1923, quando a Turquia se tornou uma nação independente.

Harvard é a mais antiga instituição de ensino superior nos EUA, fundada em 1636. A matéria de cálculo não existia até o final do século 17, com o trabalho de Gottfried Leibniz e Isaac Newton.

O ensino começou em Oxford, já em 1096 e, por 1249, a Universidade foi fundada oficialmente. A civilização Asteca como a conhecemos começou com a fundação de Tenochtitlán, em 1325.

Em 1906, Santos Dummont voou com sucesso (desculpa, irmãos Wright). A Apollo 11 pousou na Lua em 1969.

Pra fechar nossa lista, a evolução do ouro olímpico na ginástica ao longo de 56 anos:

À esquerda, Larisa Latinya ganha o ouro para a URSS em 1956. À direita, McKayla Maroney ganha o ouro para os EUA em 2012.

BONUS TRACK – Gif animado do XKCD mostra o que está acontecendo no mundo em tempo real:

CLIQUE AQUI para ver mais curiosidades históricas na publicação original.

– – –

Informações retiradas do site Distractfy com checagem de Jader Pires e ilustrações de Felipe Franco para o Papo de Homem.


 

144 comentários

Sobre o autor

Ivo Neuman
Fundador

Fundador do TRETA e consultor de ginástica laboral do Não Salvo.