O ditado “o homem que não lê bons livros não tem nenhuma vantagem sobre o homem que não sabe ler” faz todo sentido e a literatura é uma das melhores alternativas para buscar maneiras criativas de crescer como profissional.

Seja com livros de temática motivacional ou até mesmo de cunho esportivo, não faltam obras literárias que podem ser de grande serventia na sua carreira.

Abaixo, listamos 5 dicas imperdíveis:

A Viúva Clicquot

Esse livro é essencial para o profissional que pensa em expandir o seu negócio e procura se inspirar em grandes histórias do ramo empresarial. A obra de Tilar J. Mazzeo conta a trajetória de Barbe-Nicole Clicquot Ponsardin, uma viúva que herdou a vinícola do sogro e a transformou em um empreendimento de escala internacional.

Sem receio de arriscar o próprio status financeiro, Clicquot fez do seu produto um sinônimo de ostentação e luxo. A história se passou entre os séculos XVIII e XIX e ela se tornou uma das principais lendas quando o assunto é sucesso empresarial nos tempos antigos.

“Em meio ao caos das guerras do período napoleônico, a jovem levou pouco mais de uma década para transformar uma pequena empresa familiar em um grande negócio, superando períodos de crise e firmando-se como uma das mulheres mais ricas e bem-sucedidas de seu tempo”, completa a descrição oficial do livro.

No Brasil, o livro é da editora Rocco e a primeira edição, lançada em 2009, conta com 304 páginas.

 


 

Pai Rico, Pai Pobre

Best seller escrito por Robert Kiyosaki em 1997, esse livro é um clássico da literatura e que ainda é pode render bons ensinamentos no que tange à vida profissional — principalmente na gestão do lado econômico. Um dos exemplos expostos pelo livro é a famosa “corrida dos ratos”. Esse conceito é definido pelo autor para apontar o estilo de vida que a maioria dos trabalhadores da classe média leva.

Ao ganhar o salário, grande parte das pessoas que recebem essa quantia não contam com educação financeira e, dessa maneira, acabam tomando como padrão hábitos que se tornam autodestrutivos a longo prazo — como gastos supérfluos.

Tem um trecho do livro que evidencia isso muito bem: “Raramente os problemas de dinheiro das pessoas são resolvidos com mais dinheiro. A inteligência resolve os problemas. Um amigo meu costuma repetir uma frase para as pessoas endividadas. “Se você descobre que se enterrou num buraco… pare de cavar”.

Pai Rico, Pai Pobre pode ser encontrado facilmente na maioria das livrarias online e físicas. A versão mais comum, pela Alta Books, conta com 336 páginas.

 


 

Rápido e devagar: Duas formas de pensar

Outro best seller da lista. Escrito pelo laureado em economia Daniel Kahneman, essa obra mostra a hora exata de quando o profissional deve agir com a cabeça ou com o coração. Kahneman apresenta uma visão diferenciada quanto a tomada de decisão das pessoas. Ele explica as maneiras mais comuns do pensamento humano: rápida, intuitiva e emocional e lenta, deliberativa e lógica.

Com exemplos e cunho didático, o autor mostra quando é possível confiar ou não na intuição. Tudo isso com insights práticos e bem escritos. Ao ler essa obra, o leitor consegue discernir os aspectos racionais e intuitivos da mente e ganha uma nova perspectiva sobre quando utilizá-los ao próprio favor.

Para empresários e pessoas que trabalham diretamente com o setor financeiro, essa obra é algo praticamente indispensável. A versão em português da editora Objetiva conta com 642 páginas.

 


 

O Jogo Mental do Poker

É muito legal o fato de que o poker faz uma grande analogia com a vida. Além de ser um jogo de muita estratégia, ele ensina muito os competidores a terem boa etiqueta através de ações desportivas que são essenciais em qualquer vencedor.

Este também é um jogo de altos e baixos e de informações incompletas em que as estatísticas são importantes — mas não são unicamente necessárias para vencer.

Felipe Mojave, um dos melhores jogadores brasileiros da atualidade, classifica o poker como um jogo para pessoas e que seus ensinamentos são tão poderosos que a modalidade é utilizada até mesmo para fins terapêuticos para as pessoas aprenderem a lidar com maior frieza em situações de pressão.

Não é por acaso que existem vários livros muito interessantes sobre o poker que são utilizados como excelente analogia para a vida profissional. Um deles é O Jogo Mental do Poker, escrito pelos autores Jared Tendler e Barry Carter.

Essa obra tem como grande objetivo expor a importância do lado mental do poker, assim como estratégias utilizadas com eficácia para lidar com momentos ruins na mesa e como enfrentar a variância do jogo.

Suas lições condizem muito com a sociedade em que vivemos atualmente e os ensinamentos do livro vão além das mesas de poker. Em O Jogo Mental do Poker, os autores utilizam exemplos que podem ser perfeitamente aplicados na vida profissional de trabalhadores de diferentes ramos, como por exemplo a amostragem de técnicas comprovadas cientificamente para encarar o estresse profissional.

A obra é vendida no Brasil através da editora Jared Tendler, LLC e tem 282 páginas.

 


 

Inteligência Emocional

A inteligência adquirida pelo homem não é apenas ensinada nas escolas e nas universidades. Em 1995, esse livro publicado pelo aclamado Daniel Goleman mudou a maneira de como muitas pessoas enxergam a inteligência humana.

Esta é mais uma obra que aborda o conceito da mente racional e emocional. Goleman mostra como elas podem moldar o nosso destino e faz isso através de exemplos marcantes.

“Goleman descreve as cinco habilidades-chave da inteligência emocional e mostra como elas determinam nosso êxito nos relacionamentos e no trabalho, e até nosso bem-estar físico. Pais, professores e líderes do mundo dos negócios sentirão o valor desta visão arrebatadora do potencial humano”, completa a descrição da obra.

Vale citar que Goleman também tem vários outros livros bem interessantes, como O foco triplo: Uma nova abordagem para a educação, Foco, Liderança e A ciência da meditação: Como transformar o cérebro, a mente e o corpo.

Inteligência Emocional está disponível no Brasil com tradução de Marcos Santarrita através da editora Objetiva. O livro tem 384 páginas.