Flávio Bolsonaro foi sabatinado pela TV Globo na noite desta sexta-feira, 16 de outubro, e em pouco mais de 40 minutos entregou um padrão bem definido: acusar sem provar, prometer sem detalhar e esquivar sem constrangimento visível.
O candidato do PL à presidência negou que os ataques de 8 de janeiro de 2023 tenham sido uma tentativa de golpe de Estado. Chamou o julgamento de seu pai, Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos de prisão, de “farsa totalmente armada para tirar Bolsonaro da vida pública”. E minimizou a invasão do Congresso, do Palácio do Planalto e do STF com um argumento que vai dar muito trabalho aos historiadores: “Uma senhora com Bíblia não estava tentando dar um golpe.”
Milhares de pessoas agrediram policiais e vandalizaram os três prédios naquele dia. A senhora com Bíblia estava acompanhada de muita gente.
Sobre o irmão Eduardo Bolsonaro, que mora atualmente nos Estados Unidos e foi condenado no Brasil por coação no curso do processo, Flávio disse que ele “é um perseguido político” e que “um dia será reconhecido como alguém que se sacrificou para defender a democracia”. Eduardo estimulou o tarifaço americano contra produtos brasileiros como represália à condenação de Jair. O tarifaço aconteceu.
Vai dizer que a sabatina foi só isso, mas teve mais.
Flávio passou meses contra o fim da escala 6×1. Votou a favor da proposta no Senado esta semana, após aprovação. A lei foi promulgada na manhã desta sexta. Na entrevista, explicou a virada dizendo que “ouviu trabalhadores em vários cantos do país” e que “sempre defendeu mais liberdade”. Sem ironia declarada. Nenhuma.
No campo do crime organizado, prometeu classificar o Comando Vermelho e o PCC como organizações narcoterroristas, sem explicar o que muda na prática. Perguntado sobre seu apoio a um projeto que retiraria a marcação de cápsulas de balas das forças de segurança, medida que dificultaria investigações sobre desvio de munição, desconversou. Sobre suas relações com o ex-deputado Rodrigo Bacellar e o deputado eleito Márcio Canella, ambos envolvidos com o Comando Vermelho, disse que ficou “surpreso” ao saber das ligações dos amigos com a facção.
A relação com o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, preso, também veio à tona. Flávio afirmou que não havia “nada de errado” em pedir R$ 130 milhões a Vorcaro para financiar o filme Dark Horse, incluindo o período em que as suspeitas de fraude no banco Master já eram públicas. Tudo esclarecido, segundo ele.
Flávio ainda acusou o governo Lula de ser “recordista em queimadas na Amazônia” e disse que outubro de 2026 foi o mês com mais focos de calor da história. Os dados do INPE, que monitora os focos desde 1998, não foram mencionados para sustentar a afirmação.
Quarenta minutos. Sem uma proposta explicada do começo ao fim. Esse foi o plano de governo.






