Uma coisa é decorar alguns ensinamentos básicos para passar nas provas da escola, outra coisa é falar inglês nos Estados Unidos (e se fazer entender) sem ter fluência no idioma. Até quem tem um nível avançado pode se sentir pouco à vontade para conversar com falantes nativos, por isso vale a pena conferir as dicas deste artigo para se comunicar melhor em viagens aos EUA — e ainda acelerar o seu aprendizado.
3 dicas para uma boa comunicação em inglês nos EUA
Além de resolver as questões práticas para viajar aos Estados Unidos, como tirar visto americano para brasileiros e fazer reservas de voos, acomodações e passeios, procure seguir as dicas abaixo. para se sentir mais confiante ao falar em inglês nos EUA :
Demonstre respeito
Coloque em uso aquelas palavrinhas básicas para a boa convivência, como “por favor” (please), “obrigado/a” (thank you) e “com licença” (excuse me). Inclusive, essa última expressão pode ser usada em diferentes contextos mudando apenas a entonação. Lembre-se que você pode dizer “excuse me” para pedir passagem, se desculpar, chamar a atenção de alguém respeitosamente ou até demonstrar que você não entendeu o que a pessoa falou.
Saiba como pedir ajuda
Quando alguém disser algo e você não entender, peça educadamente para a pessoa falar mais devagar e/ou repetir:
— Could you speak a bit slower, please?
— Would you mind repeating what you said?
Outra opção é dizer que você não fala bem inglês:
— Excuse me, I don’t speak English very well.
Caso você se perca ou sinta que precisa falar com alguém em português ou espanhol, vale a pena pedir ajuda em um hotel. A palavra hotel é facilmente compreendida ao redor do mundo e é comum esse tipo de estabelecimento contar com pessoas que falem outros idiomas. Então, você pode perguntar na recepção:
— Is there anyone here who speaks Portuguese or Spanish?
— I’m from Brazil, can I speak to someone in my language?
Perca a vergonha de falar
Muitos estrangeiros falam português errado e com sotaque, sem que isso atrapalhe a nossa comunicação com eles. O mesmo pode acontecer com você ao tentar falar inglês nos Estados Unidos. E tudo bem! Conversar em qualquer idioma requer mais prática e menos vergonha. Você até pode recorrer a um app de tradução para driblar a insegurança, mas isso não garante uma comunicação 100% eficaz. Então, tente articular o que você quer dizer mesmo que fique perfeito. Com isso, você pode se sentir mais confortável com o seu nível de inglês e até aprender mais.
S.O.S. de inglês para viagens
Os exemplos abaixo se baseiam em situações reais de viajantes que não falam inglês com fluência. Você não precisa decorar nada, apenas entender o contexto para facilitar a sua comunicação nos Estados Unidos — até porque as pessoas podem dizer a mesma coisa de formas diferentes.
1. May I have your passport?
Essa pode ser uma das primeiras perguntas que você ouvirá em solo norte americano. A tradução literal é “posso ter seu passaporte?”. Seja no guichê da imigração ou na recepção do hotel, é comum os funcionários pedirem o passaporte dos viajantes apenas para conferir os dados ou fazer um registro. O documento é devolvido em seguida, não se preocupe.
2. I have a reservation under the name…
Troque as reticências pelo seu sobrenome e use essa frase para se identificar na recepção de um hotel, restaurante, salão de beleza, spa… Se estiver com um grupo, é possível que o recepcionista queira saber o número de pessoas e pergunte: “How many in your party?”. E, nesse caso, a palavra “party” não significa “festa”.
3. What is the Wi-Fi password?
É bom saber qual a senha do wi-fi dos lugares para onde você for, principalmente se você pretende usar apps que são úteis em viagens aos EUA. Mas pode ser complicado entender a senha (password) se você não recebê-la por escrito, já que ela pode conter símbolos com nomes em inglês, letras maiúsculas e minúsculas, etc. Para facilitar as coisas, peça que a pessoa escreva para você e/ou deixe que ela insira no seu celular:
— Could you write it down for me, please?
4. Where can I find the nearest ATM?
Basta substituir “ATM” (caixa eletrônico) por qualquer outra coisa ou lugar que você queira encontrar nas imediações, como o banheiro (restroom), uma sala de cinema (movie theater) ou um posto de gasolina (gas station). E, para saber como chegar a algum local, você pode perguntar assim:
— Excuse me, where is…?
— How can I get to… ?
— Which way is… ?
5. What do you suggest?
Além de usar a expressão “can I have… please” ao fazer seu pedido em cafés, lanchonetes e restaurantes americanos, prepare-se para responder um pequeno questionário. É comum que os atendentes ofereçam opções de ingredientes e modos de preparo aos clientes, perguntando sobre suas preferências. Se a comunicação ficar difícil nesse ponto, vire o jogo pedindo uma sugestão!
Mais do que conhecer novos lugares e atrações turísticas, você vai vivenciar uma outra cultura ao tentar falar inglês nos Estados Unidos. Então, relaxe e aproveite para melhorar a sua fluência!
Fonte: vistoamericanosimples.com.br