* Originalmente publicado por Wagner Martins.

 

Homem, branco, hétero e burguês. Eu sou portador de vários privilégios e, por conta disso, tenho a obrigação de assistir a uma cota de conteúdo minoritário na internet. Seguem alguns videos que uso para remediar a falta de visão plural que a minha bolha impõe. A posologia é simples e fica ao seu critério: o primeiro link é uma droga leve e o segundo é um remedinho para questões um pouco mais pesadas.

Tony de Marco, artista convidado.

 

Etnia

Não é uma questão de números. Chineses são a maioria da população mundial, mas isso não os impede de sofrer como muitas minorias.

Veja esse desabafo de um vlogueiro vietnamina sobre um vlogueiro sul-africano que mora na China. De abrir a cabeça sobre ranços colonialistas e como alguns brancos tratam a cultura asiática.

 

Trazendo a discussão de raça um pouco mais pro nosso terreiro, vale ouvir todas as verdades que a Nátaly falou pro PC Siqueira. Pra ter uma pequena noção de como o racismo é onipresente no Brasil e a movimentação pra corrigir não tá nem no começo.

 


 

Religião

O horário nobre pode nos ajudar a perder o receio do diferente. Se no “Modern Family”, “Will & Grace” e outras séries os gays são mostrados como gente como a gente, criando uma empatia com o público, por que não fazer uma sitcom sobre uma família islâmica?

Parece que vai rolar. Veja aí.

 

Quem é assinante antigo já se liga no Zoroastrismo, mencionado na Newsletter #1. Se você quer saber o que foi uma perseguição religiosa pra valer, recomendo se aprofundar com esse documentário.

 


 

Sexualidade

Ser homossexual é difícil, mas ser Bi pode ser pior. Existe uma falta de compreensão de ambos os lados. Nesse vídeo tem uma listinha de algumas babaquices que é bom evitar achar de um bi. Seja você gay ou hétero.

 

Se quiser ir mais fundo e aprender como também não vacilar com transgêneros, fica o link pra uma entrevista do Buck Angel legendada em pt-br (pro delírio da galera).

 


 

Agradeça ao Tony!

O ilustrador é sempre muito mais comprometido que o editor. Se não fosse o Tony ‘te’ Marco me pedindo os links até quinta para poder ter um tempinho hábil de nos presentear com suas obras de arte pictográficas no domingo, eu já teria quebrado a minha promessa de regularidade faz tempo.

Ele já ilustra as 2 newsletters mais descoladas do Brasil e, pelo que entendi, ainda está pra jogo querendo ilustrar a terceira. Qual vai ser?

Foto: acervo pessoal. Tony recebe Laerte em sua próxima transgressão.

 

CLIQUE AQUI para assinar o newsletter semanal do Wagner Martins por email!