A gente já deixou registrado aqui no blog algumas dicas preciosas de uma das mentes brilhantes da Pixar para criar uma boa história e mais uma vez voltamos ao assunto, dando uma luz para criativos que sofrem do famoso “branco” em seus hiatos existenciais.
A lista abaixo, elaborada pelo famoso diretor de criação inglês Adrian Holmes e publicada no excelente Update Or Die!, lista “5 retro-engenharias de criação pra você desempacar” e escrever um roteiro de trás pra frente.
São cinco esqueletos pra você ter em mente quando precisar superar o bloqueio criativo e elaborar uma estrutura narrativa – especialmente quando o prazo é apertado.
1. BOLA DE NEVE
Um fato vai ficando maior, maior e maior. Até chegar no absurdo.
Exemplo: pais obcecados da Nokia
2. COLISÃO FRONTAL
Dois universos opostos colidindo. Tipo Nerds vs gostosas.
Exemplo: filósofos jogando futebol
3. SALTO LATERAL
Usar outro universo para ilustrar uma situação. A analogia. Você usa alguma coisa que todo mundo conhece e diz: sou assim também.
Exemplo: qualquer anúncio no Ads of The World ou na Archive
4. INVERSÃO
Alguém fazendo algo que jamais faria.
Exemplo: criança pedindo brócolis
5. TWIST
Uma puxada de tapete. O esqueleto mais usado e mais poderoso. Gaste 90% do tempo fazendo seu consumidor a achar que é vai dar uma coisa, mas no final é outra.
Exemplo: este anúncio da Folha é um clássico do gênero
Com algum treino você vai conseguir identificar as estruturas de propagandas, filmes e outras histórias que assistir por aí…
Pode não ser nenhuma fórmula mágica para escrever sagas épicas mas é um excelente ponto de partida para quando as ideias não estiverem fluindo.
– – –
Update Or Die, motherfucker!