Criado em 2012, o Campeonato Brasileiro de League of Legends – também conhecido como CBLoL –, voltou para mais uma edição que une fãs e profissionais de um dos maiores jogos da atualidade. Apresentando-se em um novo formato e oferecendo prêmios que podem chegar aos R$100 mil por Split, a competição deste ano foi mais além e trouxe muitas novidades para os aficionados – desde um início antecipado, em 22 de janeiro, até um modelo de transmissão mais inclusivo.
Com data de final da segunda fase prevista para o dia 3 de setembro – no Ginásio do Ibirapuera, localizado em São Paulo –, o CBLoL vem ganhando a sua força do passado, oferecendo novamente a possibilidade de os fãs assistirem presencialmente às partidas.
Uma competição mais acessível e inovadora
Passando por várias adaptações ao longo dos anos, o CBLoL tem marcado os fãs de League of Legends de forma muito particular. Voltando-se especialmente para os adeptos e atletas deste game, a edição de 2022 prezou pela democratização do acesso ao torneio.
Com transmissão online por meio da Nimo TV, Twitch e YouTube, um dos destaques da competição foi a interpretação de alguns conteúdos em Libras, isto é, a Língua Brasileira de Sinais – código utilizado pela comunidade com deficiência de audição.
Prezando por um maior alcance e comunicabilidade do campeonato, a Riot Games brasileira afirma que, devido à abundância de dados que ocorrem durante as disputas do game, esta ferramenta de interpretação será acessível apenas na narração que antecede e sucede as partidas. Além disso, caso assista ao campeonato na rede social YouTube ou na Twitch, você também poderá contar com legendas automáticas disponibilizadas por estas plataformas.
De acordo com Carlos Antunes, um dos nomes à frente da Riot Games Brasil, a adesão a estes recursos nasce alinhada ao objetivo de que a competição chegue ao maior número possível de espectadores. Desta forma, permanece o desejo de incluir a interpretação em Libras no decorrer dos jogos, algo que começará a ser trabalhado.
Entre os principais nomes desta iniciativa destaca-se a intérprete Jessyka “Suuhgetsu”, que se uniu a Raphael Castelo e Keila “Arien” Alcântara na caminhada pela acessibilidade do torneio.
A iniciativa, aliada a uma diferente organização das disputas, é uma oportunidade de os fãs assistirem ao CBLoL de um modo completamente novo. Por isso, seja você apenas um jogador ocasional, ou então o que consideramos um verdadeiro nerd contemporâneo, existe sempre algo a extrair desta experiência.
Contando com times como Liberty, Flamengo Los Grandes, FURIA e INTZ, o torneio também atrai a atenção pela possibilidade de apostar nas suas equipes favoritas em diversas plataformas online. De acordo com a Betway, site de bets online no CBLOL, no dia 28 de junho a INTZ apresentava maior probabilidade de vitória contra o Liberty para a partida ocorrida no dia 2 de julho (3,20 contra 1,30). Contudo, o Liberty superou as expectativas e venceu por 1 x 0. O mesmo se deu no dia 3 de julho – no confronto entre Flamengo Los Grandes e FURIA, o potencial era de 2,95 para Los Grandes contra 1,35 para o FURIA (que surpreendeu e saiu vitorioso).
Esta é uma forma de os fãs se envolverem nos eventos, participando sem a necessidade de serem profissionais. Conferindo assim uma nova dimensão à competição, esta também é a oportunidade do CBLoL chegar a cada vez mais brasileiros – seja a gamers ou a interessados no setor como um investimento.
Por outro lado, a força do CBLoL nas redes sociais também parece conquistar os fãs que, graças a estas ferramentas, comentam e compartilham os seus conteúdos favoritos em suas próprias contas e com outros aficionados.
Um fenômeno chamado League of Legends
São diversas as inspirações que passaram para o setor dos games, conquistando o público com jogos recheados de personagens conhecidas. Desde figuras de ação e super-heróis como Aquaman, até os filmes que marcam a vida dos brasileiros, opções não faltam na hora de escolher um jogo para se divertir. Mas então, por que League of Legends é reconhecido como um dos maiores fenômenos do universo dos jogos online?
Lançado em 2009, este multiplayer atrai jogadores de todo o mundo pela sua jogabilidade, que acontece na modalidade de battle arena. Adquirindo cada vez mais popularidade, segundo a sua desenvolvedora Riot Games, o jogo e os seus derivados já alcançaram os 180 milhões de jogadores por mês.
Além disso, este jogo também se destaca pela sua acessibilidade, sendo totalmente gratuito para quem quiser jogar. No entanto, existem alguns recursos pagos — como as skins para as personagens —, a fim de melhorar a experiência do jogador.
As personagens do jogo também são um dos principais atrativos para os gamers. Uma das novidades é a recém-anunciada Nilah, uma campeã com conexão ao elemento água. As diferentes personagens são um fator interessante que atrai muitos jogadores — exemplo disso é a cantora Anitta, que chegou ao jogo Free Fire com a sua própria personagem, intitulada “A Patroa”.
Como podemos notar, o mundo dos jogos online está repleto de oportunidades e recursos. Com o League of Legends não poderia ser diferente, uma vez que é reconhecido como um dos maiores games da história deste mercado. Por sua vez, a organização de torneios nacionais e mundiais dedicados exclusivamente a este jogo também permitem que o game caminhe para novas escalas.