Christina Applegate descobre que diagnóstico de esclerose múltipla estava errado

Christina Applegate descobre que diagnóstico de esclerose múltipla estava errado

Christina Applegate passou três anos construindo uma vida inteira em torno de um diagnóstico que estava errado. A atriz revelou no podcast “MeSsy”, que apresenta com Jamie-Lynn Sigler, que não tem esclerose múltipla. O diagnóstico que ela recebeu em 2021 foi descartado pela própria médica, que entrou no quarto com uma notícia que deveria ser boa.

“Ela entrou no meu quarto e disse: ‘Parabéns, você não tem esclerose múltipla'”, lembrou Applegate, emocionada. “Eu fiquei muito triste. Todo mundo estava tão feliz.”

O problema é que uma “boa notícia” não desfaz os três anos anteriores. Desde o diagnóstico, a atriz parou de trabalhar, criou um podcast sobre a doença, virou porta-voz da causa e perdeu mobilidade. Ainda usa cadeira de rodas para ir ao consultório. Ainda não consegue andar do carro até a sala de espera. Nada disso mudou quando a médica disse “parabéns”.

“Você não recebe um diagnóstico errado e, de repente, melhora. Eu não melhorei. Na verdade, piorei em alguns aspectos”, contou. “Voltei à estaca zero, sem saber o que está acontecendo comigo.”

Os sintomas persistem. Todos eles. O que mudou foi apenas a etiqueta. Agora, o que ela tem é um mistério em aberto. “Há algo mais acontecendo”, disse. “Agora está claro que eles estão descobrindo algo diferente.”

Vou falar uma coisa: perder o diagnóstico depois de perder o emprego, a mobilidade e anos de vida não é alívio. É uma segunda crise disfarçada de resolução.

Applegate ainda mencionou que diagnósticos errados de esclerose múltipla são mais comuns do que parece. “Há um número bastante elevado de diagnósticos errados de esclerose múltipla”, disse. O sistema que falhou com ela provavelmente já falhou com outras pessoas, sem podcast nenhum pra registrar.

“Passei por uma grande depressão por causa disso. Perdi tudo. Perdi meu emprego. Isso paralisou minha vida.” Nada de mágico aconteceu quando virou a página. E ela fez questão de deixar isso registrado em voz alta, em lágrimas, no ar.