Garagens de madeira: O que você precisa saber


Tem espaço livre no seu terreno e gostaria de ter uma garagem? Se é esse o caso, recomendamos que dê uma vista de olhos num catálogo de garagens de madeira pré fabricadas. Esta é uma opção muito mais conveniente e rápida do que optar pela construção. Não acredita? Leia o nosso artigo até ao fim e esclareça todas as suas dúvidas.

 

Legislação em vigor em Portugal

Antes de avançarmos para as vantagens das garagens de madeira, consideramos que é conveniente analisar a legislação existente em Portugal relativamente a novas construções.

Num passado não muito distante, qualquer obra que fosse realizada tinha de ser comunicada à Câmara Municipal, entidade que podia depois aprovar ou não a realização da construção. Entretanto, a lei foi alterada e existem algumas condições mediante as quais não é necessário informar ou solicitar autorização aos executivos camarários.

Assim, não é necessário pedir licença camarária para a construção de garagens, desde que estas não ultrapassem os 10 metros quadrados de área e que não apresentem mais de 2,20m de altura.

Quer esteja a pensar em construir, ou em comprar uma garagem pré fabricada de madeira, tenha sempre estes números na sua mente. Caso deseja ultrapassar estes valores, terá de avançar com um pedido de licença e apenas poderá iniciar os trabalhos quando o processo burocrático estiver concluído.

É necessário ter em consideração que, em Portugal, um pedido de licenciamento pode levar entre vários meses até alguns anos a ser atribuído.

 

Garagens pré fabricadas de madeira: benefícios

Construir uma garagem requer planeamento, tempo e investimento. Uma solução mais prática, rápida e barata passa por optar pela compra de garagens de madeira. Como vamos ver em seguida, existem muitos benefícios em escolher garagens pré fabricadas.

 

Instalação fácil

Construir uma garagem por si próprio pode ser um processo complicado e demorado. Ainda que se trate de construções simples, é necessário garantir que escolhe o tipo de madeira certa e que todos os trabalhos são bem executados.

Optar por garagens de madeira pré fabricadas acaba por ser uma solução muito mais simples e cómoda. Estas estruturas são enviadas da fábrica prontas a montar. Todos os elementos possuem a dimensão certa e basta seguir as instruções de montagem.

As melhores empresas do mercado até disponibilizam o contacto de equipas locais de construção, aptas a montar a garagem que comprou. Assim, não precisa de se preocupar nem com a construção, nem com a montagem no terreno.

 

Designs atrativos

Ao optar por construir uma garagem deste tipo com as suas próprias mãos, ou mesmo, se contratar alguém para fazer este trabalho, é provável que o resultado seja uma garagem de aspeto rústico tradicional. Ou seja, uma simples caixa de madeira.

Porém, se preferir adquirir uma garagem pré fabricada terá à sua disposição dezenas de designs, com diferentes inspiração e diferentes dimensões. Assim, fica mais fácil encontrar uma opção que se enquadre perfeitamente naquilo que tem em mente.

Algumas marcas que comercializam garagens de madeira, como a Maestro Casas, permitem também que os compradores personalizem alguns parâmetros das construções, o que é perfeito para quem tem necessidades muito particulares.

 

Excelente durabilidade

Outra vantagem substancial das casas de madeira é a excelente durabilidade que este tipo de construção oferece. É claro que é importante escolher bem e optar apenas por fabricantes que oferecem a melhor qualidade.

Garagens construídas com madeira de pinho nórdico, oriunda de florestas sustentáveis, onde as árvores crescem a resistir a condições climatéricas adversas, oferecem uma excelente robustez e dão garantias de excelente durabilidade.

 

São construções ecológicas e sustentáveis

Como acabámos de referir, a madeira utilizada pelas melhores empresas de construção em madeira, recorrem apenas a matéria-prima oriunda de florestas sustentáveis. Este tipo de exploração coloca em prática metodologias rigorosas, por forma a garantir que as árvores abatidas são substituídas por novos espécimes.

Esta forma de atuar tem um impacto positivo no meio ambiente, já que as árvores jovens que são plantadas apresentam uma maior capacidade de absorção de dióxido de carbono, do que as árvores que foram abatidas. Isto resulta num saldo positivo.

Além disso, a replantação favorece o próprio ecossistema, garantindo que a biodiversidade é preservada.

E claro, se um dia decidir que não pretende manter mais a sua garagem de madeira, pode facilmente dar outro tipo de utilização ao material. Utilizar matérias-primas naturais e recicláveis é um passo importante rumo a uma maior sustentabilidade.

 

Uma solução versátil

As garagens pré fabricadas de madeira são concebidas de forma a serem montadas de forma fácil. Mas o oposto também acontece: se for preciso desmontar a garagem para que a mesma seja transportada para outro lado, será muito mais fácil de o realizar, do que se estivéssemos perante uma construção de outro tipo.

Adicionalmente, este tipo de construção também pode ser utilizado de outras formas, se assim o entender. Além de garagem, podem servir como espaço de armazenamento, por exemplo. Pode optar por guardar as suas ferramentas, material de bricolage, material elétrico, ou até os equipamentos que utiliza nos seus hobbies. Todos sabemos como pode ser difícil encontrar espaço para arrumar bicicletas, pranchas de surf ou kayaks.

 

Escolha a sua própria garagem de madeira

Agora que conhece as principais vantagens em optar pela construção de garagens de madeira, não hesite em escolher e encomendar a sua nova garagem. Existem excelentes soluções online e felizmente, o mercado português começa a apresentar alternativas muito interessantes, para quem pretende apostar na compra de construções em madeira.