Quer ser famoso? Segure a onda!


 

Autor: Walter Carrilho

tropa-de-elite

Tá de mimimi pra cima da gente, 01?
 

Tempos mongos estes em que vivemos, torcida brasileira. Chegará o momento em que até piada em porta de banheiro renderá processo e manifesto sociológico. Celebridades estão reclamando do tratamento que recebem da mídia. E estão sendo levados a sério.

Wagner Moura escreveu reclamando do assédio do Pânico. E Luan Santana está processando um humorista por conta de uma paródia. São desdobramentos do caso Rafinha x Wanessa Camargo. Vai por mim, é só o começo. O problema é que a patrulha do bom gosto e do “Brasil mais civilizado” está aplaudindo. Quer saber o que eu acho? Vão todos catar coquinho. É simples: quer ser famoso? Aguenta a onda. Não dá para ser famoso esperando que todo mundo passe talquinho no bumbum e beije o chão.

Reclamar de humoristas, processá-los e convocar a sacrossanta justiça para se defender de piada não é só um escândalo de mimimi. É cretinice. Já disse aqui algumas vezes: as celebridades brasileiras querem ser tratadas a bolinho de fubá. Até mesmo as revistas de fofocas tratam os caras com luva de veludo. Em outros países, a imprensa marrom pega pesado e revela os podres. Aqui a imprensa marrom é, se muito, bege. Não que eu defenda esse trabalho babaca de ficar seguindo celebridade e viver de fuxico. Mas se é para pisar na jaca, que seja pra valer.

luan%20450

"Não brinquem com a minha sexualidade."
 

Não vejo Pânico. E, sim, acho que muitas vezes eles extrapolam. Sim, a piada do Rafinha é ofensiva. Ok, a paródia do Luan Santana é infame (não mais do que as próprias músicas do cantor). Mas daí a processar e prender a respiração até ficar azul é outra história. Esse povo precisa deixar de ser café com leite.

Nos EUA, humoristas como Leny Bruce, George Carlin e Louis C.K. sempre barbarizaram. Ninguém afundou o páis "na barbárie". Tá tudo em paz e os humoristas tiram sarro de todo mundo. Ninguém precisa de babá. Todo mundo é adulto e vacinado. Sociedade desenvolvida tem que aguentar suas idiossincrasias humorísticas. Senão vira jardim da infância.

chico-buarque

"kk"
 

Prefiro o Chico Buarque, que descobriu que recebe críticas na internet e riu da coisa. Celebridade é isso. O resto é peso pena.

Leiam esses dois posts falando sobre alguns desses casos. Um é do André Barcinski, comentando que as celebridades brasileiras se levam a sério demais. O outro é do André Forastieri, defendendo a ideia de “saiu na chuva é para se molhar”. Vale a pena ler.

– – –

Texto de autoria do amigo jornalista boçal Walter Carrilho.