Há alguns anos atrás um projeto beta do Google revolucionou o conceito de rede social virtual no Brasil com a pergunta “Quem você conhece?”. O estranho projeto tinha um nome ainda mais estranho, Orkut, e por um bom tempo manteve-se restrito aos usuários avançados de internet: nerds, blogueiros e analistas de sistemas sem vida sexual.
Contudo, a possibilidade de reunir em um só lugar sua rede de amigos, antigos conhecidos da escola e futuras fodas em potencial dominou os micros brasileiros, e hoje é raro encontrar uma pessoa digitalmente incluída que não tenha um perfil com mais de uma centena de amigos e outro tanto de comunidades.
A popularização foi tanta que hoje em dia até mesmo pessoas sem qualificação mínima para portar um cérebro passam horas e horas espalhando asneiras nas páginas do site de relacionamentos (vide isso e isso).
Hoje, os pioneiros do Orkut que já não suportam a convivência com miguxos e miguxas descobriram uma nova ferramenta esquisitona com potencial de ser a coqueluche do momento: o Twitter.
A pergunta da vez é: “O que você está fazendo?” – a proposta do site é reunir pessoas dispostas a relatar em frases curtas (cada postagem é limitada a 140 caracteres) o que estão fazendo naquele exato momento.
Fora os extras de praxe: criando uma conta você escolhe um avatar (palavra homoafetiva para designar aquela fotinha que ilustra o seu perfil), configura as cores da sua página e adiciona amigos à sua lista de seguidos – pra ler o que eles estão fazendo na sua página inicial.
E como o TRETA não pode ver um forrobodó que já sai pegando na zabumba, fizemos um perfil no Twitter também. Clicando aqui, no menu do topo do blog, ou acessando o endereço https://twitter.com/treta, você poderá conferir o que Ivo Neuman e a equipe TRETA estão fazendo agora.
Por ser uma espécie de microblog, com limitações de tamanho e formatação, o Twitter possibilita postagens mais pessoais e objetivas, além de mais freqüentes. Portanto, para ficar ligado 24h por dia nos bastidores do maior e mais fofuxo site independente do Espírito Santo, fique de olho no TRETA 24h.