Todo mundo sonha com um mundo melhor, mas quantos será que estão dispostos a colocar em prática as idéias de sustentabilidade que se discutem todos os dias?
Uma pequena atitude
Cidadão instruídos que somos, todos nós sabemos os benefícios de poupar os recursos naturais, reaproveitar e reciclar os materiais, preservar a natureza, dentre tantas outras bandeiras da consciência ecológica e da retórica da sustentabilidade sócio-ambiental. Costumamos nos ultrajar com o mar de dejetos e lixo que invade a paisagem urbana mas não enxergamos com o mesmo rigor quando é a nossa própria mão que abandona um papel pela rua.
As coisas só mudam de figura quando a gente começa a prestar mais atenção em certos desleixos que quase sempre nos escapam, mas que podem provocar terríveis consequências numa proporção coletiva. Ninguém vai evocar o Capitão Planeta do dia pra noite, mas da vigilância à virtude, essa nova postura se transforma em hábitos saudáveis automaticamente incorporados ao cotidiano.
Uma grande ferramenta
A segunda fase histórica da internet, conhecida como “web 2.0”, vem dando reconhecimento à rede mundial de computadores como responsável por uma verdadeira revolução da informação, cuja efetividade vem se evidenciando cada vez mais e permitindo que todos imaginemos grandes transformações sociais, culturais, econômicas e políticas, no curso da civilização. O núcleo dessa transformação parte do princípio de que a coletivização organizada de indivíduos pode conquistar grandes façanhas.
Se no passado, os entes sociais se organizavam em clubes, igrejas, associações e partidos, hoje em dia cada cidadão pode se reunir com quaisquer outros através de uma máquina doméstica conectada a uma rede mundial.
Nos últimos anos, mesmo pessoas que jamais pensariam utilizar um computador para o que quer que fosse, descobriram que ali poderiam encontrar seus próprios e novos amigos para conversar e dividir textos, imagens, vídeos e outros materiais de interesse comum. O que ainda hoje muitos sequer desconfiam, é que estas diversas ferramentas sociais da internet podem efetivamente mobilizar multidões em busca de objetivos coletivos das mais variada dimensões de relevância.
Um movimento global
O mundo contemporâneo dá mostras diárias da própria fragilidade e as pessoas então
começam a perceber que toda transformação somente é possível com o envolvimento do
maior número possível de indivíduos. O fluxo de informações da atualidade permite que os
problemas por que atravessa a humanidade sejam expostos à população, e provoca o
surgimento de diversas bandeiras em busca de novos engajados.
Um dos reflexos deste fenômeno é o surgimento da figura do “ativista de sofá”,
designando aqueles indivíduos que defendem publicamente certas causas sem um maior
envolvimento prático com as questões propostas. O engajamento virtual de cada um pode mobilizar de verdade um grande número de pessoas para ideias e atitudes positivas. Cada ação individualizada vibra na mesma direção de um movimento global inequívoco.
Se você tem consciência de que é preciso exercer seu papel para fazer a diferença no mundo que pretende deixar às próximas gerações, conheça uma nova ferramenta para você começar a mudar de atitude também no ambiente virtual:
O site Ambiente PV reúne ativistas (e otimistas) de todos os cantos da internet para comprovar que com algumas pequenas novas atitudes é possível fomentar um movimento mundial. Daí a pergunta na página inicial: o que você está fazendo para mudar o mundo?
Para ilustrar a singeleza da proposta, toda divulgação da causa feita na internet por outros sites e blogs terá seus cliques convertidos simbolicamente em centavos, para financiar uma ação ambientalista a ser votada através do site e executada pelos seus próprios membros, no mundo off-line. Todos podem opinar e participar.
Cadastre-se na rede social verde e compartilhe agora mesmo as suas idéias!
– – –
E também acompanhe o movimento no Flickr, Twitter, YouTube, Facebook e Orkut.