Quer transformar o mundo em uma maquete? Então confira uma lista de vídeos de timelapse com a técnica “tilt-shift” em várias cidades!
Já rebateram de todas as formas aquele mito de que usamos apenas 10% de nosso cérebro, mas é possível que o ser humano não conheça nem perto deste percentual o funcionamento da mente.
Prova da engenhosidade quase mística do nosso cérebro são as famosas “ilusões de ótica”, simulações e pegadinhas capazes de confundir nossa percepção da realidade. Uma dessas brincadeiras mais tradicionais que se têm notícia é a técnica fotográfica e cinematográfica chamada de “tilt-shift” ou “tilt-and-shift”, que consiste no uso de lentes ou efeitos digitais com os quais é possível controlar o plano de focagem e os limites de profundidade das cenas captadas, obtendo-se uma imagem que aparenta reproduzir o objeto em escala muito menor. Trocando em miúdos: vídeos de time lapse (passagem de tempo) de paisagens urbanas com parte da tela embaçada para evidenciar o foco e simular nossa visão de objetos pequenos.
O resultado da técnica, quando bem aplicada, é que mesmo as maiores e mais movimentadas metrópoles do mundo ficam parecendo pequeninas maquetes numa feira de ciências.
Diversos artistas de todo o mundo aderiram à técnica, e seus vídeos, repletos de belíssimas imagens registradas nas principais centros urbanos do planeta com o efeito, estão espalhados pela internet.
Confira com seus próprios – e iludidos – olhos, que vai começar a nossa volta ao mundo em miniatura:
Rio de Janeiro
Nova York
Paris
Tóquio
Ubatuba
Xangai
Madrid
São Francisco
Singapura
Barcelona
Festival Coachella
E aí, qual delas você achou mais bonita?