Dançando conforme a música, muitas vezes os clubes de futebol são obrigados a ostentar marcas no mínimo “curiosas” em seus uniformes. Confira abaixo 10 “grandes” patrocinadores do futebol brasileiro:
1. Memorial Parque das Araucárias (Paraná-PR)
Em um princípio de crise financeira, o time paranaense fechou patrocínio com a empresa de serviços funerários para a partida da última sexta-feira (13) da Série B.
2. Calcinha Preta (River Plate-SE)
A famosa banda de forró nordestina, tão tradicional em algumas regiões do Brasil, também entrou no mundo do marketing esportivo.
3. Mulheres Perdidas (Boca Júniors-SE)
Outro clube de Sergipe patrocinado por uma banda de forró, o Boca Júniors de Cristinápolis levou o clássico sergipano dos gramados para o campo das preferências “musicais”.
4. Dunga (Matonense-SP)
O clube do interior de São Paulo já foi patrocinado pela marca “Dunga, o Biscoito” para evitar confusões com o nome do ex-jogador e técnico de futebol.
5. Institucional (Comercial-SP)
Para comemorar o retorno para a Série A1 do Paulistão, em abril deste ano, o clube paulista lançou uma camisa comemorativa inspirada no acesso do clube, em 1958, à primeira divisão do Campeonato Paulista, com os dizeres “O Leão voltou”.
6. Frango Sertanejo (Rio Preto-SP)
Empresa da área de frigoríficos apoiando o time de São José do Rio Preto.
7. Dia do Rock (Brasiliense-DF)
Em 2010, o clube de Brasília prestou sua homenagem ao “Dia do Rock” com uma camisa que mais parecia abadá de carnaval.
8. Claudia Leitte (Coritiba-PR)
Não pense que somente clubes “pequenos” possuem patrocínios bizarros. Em 2009, às vésperas de um show da cantora de axé, o Coxa colocou em sua camisa a data da apresentação da loira, que iria homenagear a equipe paranaense pelos seus 100 anos.
9. Jontex (Corinthians-SP)
Em 2012, o Timão fechou um patrocínio, digamos, “ousado” com a marca de preservativos. Segundo a empresa, o anúncio veio para passar uma mensagem de conscientização sobre a importância do uso desse produto.
10. SBT (Vasco da Gama-RJ)
Em 2001, a equipe carioca entrou em campo para a final da Copa João Havelange estampando o logo do canal de televisão SBT, em plena transmissão exclusiva da concorrente Rede Globo. A surpresa foi uma vingança do então presidente do clube, Eurico Miranda, à emissora carioca, pela cobertura da queda do alambrado do Estádio São Januário no jogo anterior e de escândalos de corrupção envolvendo o cartola.
– – –
Do Esporte Interativo, reciclado pelo Preguiça Alheia.