Christa Gail Pike entrou na sala de execução do Tennessee na quarta-feira (30) condenada à morte pelo assassinato de Colleen Slemmer, ocorrido em 1995. Saiu viva. E com testemunhas.
A injeção letal falhou depois de duas doses aplicadas. Christa permaneceu consciente durante parte do procedimento e chegou a conversar com os responsáveis pela execução. A repórter Tori Gessner, da WKRN, estava presente e relatou o que ouviu: a detenta reclamou de uma forte ardência no braço e perguntou “Meu braço parece que vai explodir. Isso acontece assim?”
Não é uma frase que alguém esquece facilmente.
Gessner ainda descreveu que Christa ficou alternando entre roncos e silêncio de forma inconsistente ao longo da sessão. O procedimento terminou por volta das 20h05, mas os roncos continuaram audíveis para os jornalistas mesmo depois disso. Às 20h53, o microfone foi desligado. O som, segundo a repórter, ainda era perceptível.
A repórter Catherine Sweeney, da WPLN, também estava no local e registrou a sequência de eventos. Duas jornalistas, dois relatos convergindo para o mesmo ponto: algo deu errado, e o mundo ficou sabendo pelos detalhes.
Christa foi encaminhada ao hospital após o procedimento. Ela se torna a primeira pessoa a sobreviver à injeção letal no estado do Tennessee, num episódio que autoridades já descrevem como “único e sem paralelos”.
Vale lembrar que ela estava no corredor da morte há quase três décadas, condenada ainda em 1995. A execução estava marcada, os jornalistas estavam presentes, o protocolo foi seguido, e mesmo assim o resultado foi outro.
Literalmente a situação mais inusitada que o sistema penal do Tennessee já produziu, e foi documentada em tempo real por quem estava na sala.
O que acontece agora com Christa Pike ainda não tem resposta oficial. Mas a pergunta que ela fez antes de perder a consciência já está em todos os registros.






