Descubra duas formas simples para driblar o paywall dos portais de notícias e ler de graça as matérias fechadas para assinantes!
Em tempos de redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas é de extrema importância que as pessoas tenham completo acesso à informação, especialmente quando enfrentamos diariamente uma enxurrada de notícias falsas – as infelizmente famosas fake news.
Alheios a esta importante função social da mídia, grandes portais de notícias costumam bloquear seus conteúdos para assinantes (pagantes) através do que chamamos de Paywall, permitindo apenas a visualização de uma pequena “amostra grátis” por mês.
Desta forma, tais empresas tornam a internet um ambiente mais privado e menos democrático.
Contudo, felizmente existem algumas formas de “driblar” o Paywall e ter acesso ilimitado às notícias e artigos dos sites que bloqueiam o acesso depois de alguns textos lidos.
O método mais simples, intuitivo, e por isso mesmo, mais usado, é simplesmente abrir uma nova janela de navegação privada e acessar a página desejada como se fosse a primeira vez. Porém existem duas outras formas eficientes para facilitar este processo:
12ft.io
Ferramenta online muito conhecida e muito usada, o site 12ft.io permite visualizar um conteúdo relevante que esteja protegido. Basta colocar “12ft.io/” antes do link que você gostaria de acessar, como no exemplo abaixo:
Link desbloqueado: https://12ft.io/https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2023/01/relatorio-aponta-militares-comprados-pelo-garimpo-na-ti-yanomami-no-inicio-da-gestao-bolsonaro.shtml
Adblock Plus
Outra forma ainda mais definitiva para acessar automaticamente os links protegidos é configurando um plugin para o seu navegador Chrome ou Firefox.
Instale o Adblock Plus em seu navegador, entre nas opções/configurações/definições (ícone de engrenagem), em opções avançadas, e adicione o filtro personalizado: *paywall*.
Veja como ficou no meu Chrome:
Pronto! Agora você vai conseguir ler todas as notícias que quiser de sites como Folha, Estadão e Globo sem cadastro nem assinatura, e parar de compartilhar fake news no WhatsApp.
CLIQUE AQUI para conhecer mais dicas de tecnologia do nosso acervo!
Aqui tem mais dicas.